Olha o tempo...

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

REGIÃO NORDESTE



A INDÚSTRIA DA SECA

A seca no Nordeste é um problema muito antigo, aumentando cada vez mais a miséria e pobreza da população. Enquanto ela existir, os políticos e poderosos irão se aproveitar, principalmente em épocas eleitorais.
Os recursos destinados a tentar minimizar o flagelo da seca, muitas vezes é destinado para outros fins, e esse mau aproveitamento do dinheiro por parte dos latifundiários (grandes proprietários) e péssimos políticos, só faz alimentar a denominada "indústria da seca".


Criança morta - Portinari


A TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO

ASPECTOS POSITIVOS DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

ASPECTOS NEGATIVOS DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

  • LEVARÁ ÁGUA À POPULAÇÃO POBRE DO SERTÃO
  • VAI BENEFICIAR EMPRESAS E GRANDES PROPRIETÁRIOS QUE FAZER AGRICULTURA PARA EXPORTAÇÃO
  • O DESVIO D’ÁGUA NÃO SERÁ SUFICIENTE PARA PREJUDICAR AS ATIVIDADES ECONÔMICAS
  • PROBLEMAS AMBIENTAIS DEVIDO O DESVIO DAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO
  • GERAÇÃO DE EMPREGOS
  • PROBLEMA NA GERAÇÃO DE ENERGIA HIDRELÉTRICA DEVIDO A DIMINUIÇÃO DO NÍVEL DE ÁGUA DO RIO
  • REVITALIZAÇÃO DE CIDADES AO LONGO DA ÁREA DE TRANSPOSIÇÃO
  • IMPACTOS SOBRE RESERVAS INDÍGENAS E DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

A formação e a transformação do relevo

Gabarito do capítulo 10 do sexto ano!!!!! (página 110)

1) Questão pessoal

2) O movimento comentado é o das placas litosféricas ou tectônicas. Esse movimento é provocado pelo calor do interior das Terra, que faz o magma circular abaixo da crosta em grandes correntes (as correntes de convecção). Nos lugares da crosta onde as placas tectônicas se chocam, a direção das correntes é convergente; nos lugares onde as placas se afastam, a direção das correntes no manto é divergente.

3) Entre os tipos de relevo formados pelas dobras e falhas, estão as montanhas, as escarpas e os vales.

4) Não existe atividade vulcânica no Brasil, pois o país encontra-se no centro de uma placa litosférica, uma área considerada geologicamente estável.

5) O mito se refere aos terremotos ou abalos sísmicos. Esse fenômeno ocorre devido, por exemplo, ao deslocamento de placas ou, ainda, às erupções vulcânicas.

6) Pessoal

7) A vegetação protege os solos da erosão, pois impede o impacto direto da chuva, permitindo que a água se infiltre no solo e escoe lentamente para as partes mais baixas do relevo. Entre as práticas que provocam a aceleração dos processos erosivos, estão o desmatamento, a aplicação de técnicas de cultivo e de criação que não protegem os solos e s escavação de minas.

Análise de fotografia

1) Por meio da escavação, aprofundando e desmontando o relevo.

2) O principal fator externo que pode estar atuando na transformação desse relevo é a ação das águas das chuvas, pois a superfície está totalmente desprotegida devido à ausência de vegetação.

3) pessoal. Podem ser citadas a construção de vias de transporte e de barragens de hidrelétricas, a terraplanagem para construções, entre outras atividades.

4) Pessoal. Garimpos são locais onde se pode encontrar e também explorar pedras, como o diamante, e minérios, como o ouro. Os trabalhadores desses locais são chamados de garimpeiros.

As águas continentais

Pessoal do sexto ano seguem as questões da apresentação do grupo do dia 11 de Novembro.
Responder e enviar para o seguinte e-mail: ethurler@prof.educacao.rj.gov.br


RECEBIMENTO ATÉ O DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2010.

  1. A água corre em filetes, em córregos, para o esgoto da rua, e estanca, e se acumula. [...] Depois oculta-se, desaparece, torna-se idêntica ao ar, respira-se. [...]

Jaime Sabines. In: O Correio da Unesco, ano 27, n. 4. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, abril/1999.

Em quais estados físicos da matéria a água é descrita no texto acima? Em que outro estado físico a água pode se apresentar? Diga onde a água pode ser encontrada em cada um desses estados na natureza.

2. Imagine-se um praticante de canoagem que vai fazer um passeio no final de semana por um rio de seu município. Escreva uma narrativa contando sua aventura na descida do rio, utilizando termos que você aprendeu na apresentação das águas continentais.

3. [...] O rio no verão ficava seco de se atravessar a pé enxuto. Apenas, aqui e ali, pelo seu leito,formavam-se grandes poços, que venciam a estiagem.

José Lins do Rego.Menino de engenho. Rio de Janeiro, José Olympio, 1978.

O texto citado se refere ao rio Paraíba, localizado no estado do mesmo nome, no Nordeste brasileiro. Comente sobre o regime deste rio, segundo sua descrição.

4. Qual é a influência do relevo na formação das bacias hidrográficas?

5. As águas continentais, tanto subterrâneas quanto da superfície, possuem inúmeras utilidades essenciais para a vida dos seres humanos. Escolha uma dessas utilidades e represente-a através de um imagem (pode pesquisar na internet essa figura). Em seguida, produza uma legenda explicando sua importância.

Poluição atmosférica e clima

Pessoal do sexto ano seguem as questões da apresentação do grupo do dia 11 de Novembro.
Responder e enviar para o seguinte e-mail: ethurler@prof.educacao.rj.gov.br


RECEBIMENTO ATÉ O DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2010.

  1. Explique como ocorre a chuva ácida e mostre algumas ações que evitariam esse problema.
  2. Imagine que, no supermercado, um consumidor distraído escolha um spray que contenha gás CFC. Que argumentos você usaria para convencê-lo a levar um produto livre desse gás?
  3. O efeito estufa é um fenômeno provocado apenas pelas atividades humanas? Explique.
  4. A sujeira e a fumaça estão conseguindo o impossível: pássaros morrendo por falta de ar, peixes morrendo de sede no mar. Ulisses Tavares O que a frase acima quer dizer no trecho " pássaros morrendo por falta de ar"?
  5. "Qual a melhor solução para diminuir a poluição do ar?" Se lhe fosse feita essa pergunta em uma pesquisa de opinião pública, que resposta você daria?


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O tempo, o clima e as paisagens terrestres

Pessoal do sexto ano seguem as questões da apresentação do grupo do dia o5 de Novembro.
Responder e enviar para o seguinte e-mail: ethurler@prof.educacao.rj.gov.br


RECEBIMENTO ATÉ O DIA 12 DE NOVEMBRO DE 2010.

1) Quando se diz " o tempo amanhã será de muita chuva" ou "fará muito frio nos próximos dias", é feita a previsão do tempo ou do clima? Responda som base no que você aprendeu sobre a diferença entre tempo meteorológico e clima.

2) De acordo com o que você estudou, as previsões do tempo são muito importantes para a sociedade. Cite três exemplos que comprovam essa importância.

3) Suponha que no município onde você mora o tempo atmosférico esteja sob a influência de uma massa de ar tropical marítima. No entanto, a previsão meteorológica anunciou a chegada de uma massa de ar polar muito forte nessa região, para o dia seguinte. O que pode acontecer com o tempo atmosférico em seu município nas próximas 24 horas? Explique por quê.

4) Eis uma chuvinha; você está na rua, você abre o guarda-chuva; basta. A que serve dizer: "Outra vez esta chuva chata!", que nada faz às gotas de água, nem à nuvem, nem ao vento. Por que não dizer logo: " Ó que boa chuvinha!"
Alain. "Considerações sobre a felicidade". In: Paulo Róani (org). Dicionário universal Nova Fronteira de citações. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
O autor dessa citação fala de um tipo de comportamento que muitas pessoas têm com relação aos fenômenos atmosféricos o de se aborrecer com a chuva, dizendo que ela é inconveniente ou que o tempo está ruim. Faça o contrário, enumerando os benefícios que a chuva pode trazer.

As águas oceânicas

Pessoal do sexto ano seguem as questões da apresentação do grupo do dia 05.
Responder e enviar para o seguinte e-mail: ethurler@prof.educacao.rj.gov.br


RECEBIMENTO ATÉ O DIA 12 DE NOVEMBRO DE 2010.




1. Algumas pessoas instalaram seus guarda-sóis nas areias da praia, a uma certa distância da água do mar. Horas mais tarde, o mar atingiu o lugar em que estavam, obrigando-as a se afastarem. O que aconteceu com a água do mar? Explique por que isso ocorre.

2. Em 1492, navegadores europeus chegaram ao continente americano. Nessa viagem, comandada por Cristóvão Colombo, eles contaram com a ajuda de ventos e de correntes marítimas que impulsionaram suas embarcações. Explique por que é possível navegar com a ajuda das correntes marítimas.

3. A produtividade da pesca artesanal é muito pequena, se comparada à da pesca comercial. Justifique essa afirmação.

4. Cite alguns aspectos que demonstram a importância das águas oceânicas para o Brasil.

5. As pessoas que moram em áreas do interior do continente também podem ser responsáveis pela poluição das águas oceânicas. Conte como isso acontece.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O espaço urbano brasileiro

Galera do sétimo ano!!!! ATENÇÃO!!!!! Segue o gabarito da página 78!!!!!!!

Somente respostas.

Questões de compreensão:

1. O desenvolvimento da atividade industrial, após a década de 1930, atraiu milhares de trabalhadores do campo para as cidades.

2. O Brasil é um país urbano, industrial e agrícola porque a maior parte de sua população mora em cidades, e as atividades industrial e agrícola, que estão diretamente relacionadas, são muito importantes para a economia nacional.

3. a) Capital regional
b) Cidade global ou metrópole mundial
c) Centro local

4. A formação de uma megalópole ocorre quando duas ou mais regiões metropolitanas crescem até se unir, em uma imensa área urbanizada.

5. Pessoal.


Análise de texto

1. O joão-de-barro deparou-se com a poluição atmosférica, causada principalmente pela fumaça expelida pelas chaminés das fábricas e pelos veículos automotores.

2. 3. 4. Respostas pessoais que abordem o que foi solicitado!!!!

QUALQUER DÚVIDA ME PROCUREM!!!!!


TIPOS DE CLIMA

Pessoal do sexto ano seguem as questões da apresentação do grupo de hoje.
Responder e enviar para o seguinte e-mail: ethurler@prof.educacao.rj.gov.br


RECEBIMENTO ATÉ O DIA 08 DE NOVEMBRO DE 2010.


  1. Existem grandes diferenças de temperatura entre as porções norte e sul do território brasileiro, principalmente no inverno. Em Fortaleza (CE), por exemplo, a temperatura média no mês de julho é de aproximadamente 26 graus Celsius, enquanto em Florianópolis (SC), nesse mesmo período, a temperatura média chega apenas a 16 graus Celsius. Por que isso ocorre?
  2. James Glaisher foi um balonista que viveu na Inglaterra entre os séculos XIX e XX. Em suas inúmeras viagens descobriu que, conforme o balão ganhava altitude, a temperatura do ar diminuía. Explique a ocorrência desse fenômeno.
  3. Explique como as correntes marítimas podem influenciar o clima de várias regiões da Terra.
  4. Estabeleça a relação entre a vegetação da floresta Amazônica e as abundantes chuvas que caem nessa região.
  5. Escolha, para casa tipo de clima que atua no Brasil, pelo menos três palavras-chave que os caracterizem.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

:: Le Monde Diplomatique Brasil ::

Tv Diplomatique entrevista Leonardo Boff

O teólogo e filósofo fala sobre as consequências imediatas do aquecimento global e os desafios da humanidade



:: Le Monde Diplomatique Brasil ::

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Japão: O Império do Sol nascente


Do Isolamento à modernização

Historicamente, o Japão sempre foi visto como um país isolado dos demais. Isso porque, em meados do século XVII, o clã que governava seu território, temendo o crescimento de influências estrangeiras, proibiu qualquer tipo de contato dos japoneses com o mundo exterior.
Em 1835, os Estados Unidos enviaram ao Japão três navios de guerra para forçar o governo japonês a estabelecer contato com outros países. O acordo comercial proposto foi conseguido em 1854, quando houve a retomada das relações comerciais do Japão com a comunidade internacional, dando início ao processo de industrialização japonesa.
Em 1868, teve início no país a chamada era Meijii, cujo governo foi responsável por grandes realizações e pelo desencadeamento do processo de modernização da economia japonesa.
As principais mudanças promovidas pelo novo imperador foram:
- Submissão das províncias ao poder central em substituição ao antigo sistema de feudo;
- obrigatoriedade do ensino primário a todos (antes, somente os nebros aprendiam a ler e a escrever;
- aprovação de uma Constituição;
- estabelecimento dos poderes Legislativos, Executivo e Judiciário;
- designação do imperados como chefe supremo do país;
- instituição da imprensa e dos serviços postais;
- formação dos ZAIBATSUS, conjunto de empresas interligadas do setor produtivo ou financeiro que passaram a controlar a economia do país. Os ZAIBATSUS são considerados a base da industrialização japonesa;
- transferência da capital de Kyoto para Tóquio.



O surgimento de uma potência

Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão aliou-se à Alemanha e à Itália, e passou a expandir seus domínios militares em território asiático, de onde podia obter matérias-primas. Em 1941, aviões japoneses bombardearam a base americana de Pearl Harbor, no Havaí, no oceano Pacífico, levando os Estados Unidos a entrar decisivamente na guerra. A partir daí, a contra ofensiva das forças aliadas foi aos poucos derrotando as tropas japonesas situadas no sudeste da Ásia e na maior parte do Pacífico ocidental.
O conflito só terminou em 1945 quando os Estados Unidos lançaram bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, obrigando os japoneses a se render. Em seguida, os norte-americanos ocuparam o país e impuseram um sistema de governo nos moldes das democracias ocidentais. Esse fato culminou com o início da guerra fria, em que os blocos comunista e capitalista passaram a disputar a hegemonia no mundo. Ao ocupar o Japão, os Estados Unidos procuravam impedir o avanço do socialismo no Oriente e defender seus interesses na região.
Os EUA ocuparam o Japão até 1952, promovendo mudanças políticas e econômicas e incentivando o crescimento industrial do país.
Em 1954 teve início um processo de grande crescimento econômico baseado sobretudo na indústria eletroeletrônica automobilística naval, de aço e de máquinas. Aos poucos esses produtos foram ganhando qualidade, ao mesmo tempo que tinham vons preços no mercado internacional. Atualmente, o Japão domina totalmente a tecnologia avançada e as exportações são seu principal recurso econômico.
Em posição comercial e a tecnologia de ponta em diferentes setores da produção foram responsáveis por significativo crescimento do PIB e importante equilíbrio interno, conseguido com o estímulo às exportações e à continuação das exportações.


Exercícios sobre o Japão:

1) Na Europa, integração econômica e cooperação política caminham lado a lado. Isso ocorre na região da Ásia/Pacífico? Por quê?

2) A Restauração Meiji gerou o Japão contemporâneo.
a) O que foi a Restauração Meiji?
b) Quais foram as suas consequências geopolíticas?

3) A derrota na Segunda Guerra Mundial, seguida pela ocupação militar americana, geraram um novo Estado japonês.
a) Caracterize o Estado japonês do pós-guerra, do ponto de vista político.
b) Caracterize o Estado japonês do pós-guerra, do ponto de vista econômico.

4) O trecho seguinte foi extraído de um ensaio do antigo primeiro-ministro japonês Morihiro Hosokawa:

É egoísta, da parte dos americanos, acreditar que os Estados Unidos fizeram um favor ao japão defendendo-o por todos esses anos através do estacionamento de tropas no interior do país. As forças americanas somaram 260 mil nos anos 50, 47 mil em 1990 e hoje são 37 mil. Os japoneses interpretem como boas notícias sempre que mais americanos partem. ("Are U.S Troops in Japan Nedeed?" Foreign Affairs, vol. 77, número 4, julho/agosto de 1988, p.4).

a) Por que os Estados Unidos estacionaram 260 mil soldados no Japão no ano 1950?
b) Por que as tropas americanas no Japão foram substancialmente reduzidas na década de 1990?
c) Qual é o sentido político mais geral das afirmações de Hosokawa?

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO CAPÍTULO 6 - SEXTO ANO


GABARITO DO CAPÍTULO 5 - SÉTIMO ANO


Respostas das perguntas passadas no caderno

1. Explique como se calcula o crescimento natural de uma população e diga como esses valores são expressos.
O crescimento é calculado a aprtir da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. Esses números são expressos em valores para cada grupo de mil habitantes (%o)

2. Explique o que é e diga como está estruturada uma pirâmide etária.
A pirâmide etária é um gráfico de barras no qual a população de um país aparece distribuída em diversas faixas etárias e por sexo. Ela pode ser dividida em ápice (população idosa), corpo (população adulta) e base ( população jovem).

3. Quais fatores interferem na distribuição da população de um lugar?
Históricos, econômicos e naturais.

4. O Brasil é um país populoso, porém pouco povoado. Explique essa afirmativa.
A população total do Brasil é enorme, somos o quinto em população absoluta, no entanto nossa população está mal distribuída pelo território, concentrada na porção Leste (SE, NE e S)

GABARITO DO CAPÍTULO 5 - NONO ANO

Questões de compreensão

1. O pensamento na sociedade capitalista está relacionado à idéia de desenvolvimento, que opõe o ser humano à preservação da natureza.

2. Pessoal.

3. As correntes ambientais que têm mais afinidade com a idéia de desenvolvimento sustentável são a preservacionista - que defende o controle do crescimento populacional e a diminuição no ritmo da expansão econômica como forma de resolver os problemas ambientais - e a ecodesenvolvimentista - que prega a transformação da sociedade por meio de uma mudança nos padrões de comportamento.

4. Pessoal. Você pode colocar que o exemplo da Revolução Verde revela que o desenvolvimento tecnológico não é capaz, por si só, de resolver os problemas da humanidade. Além de não resolver o problema da fome, a Revolução Verde gerou uma série de impactos ambientais por causa da aplicação indiscriminada de agrotóxicos.

5. Sim. Ao declarar que não somos passageiros, mas tripulantes da Terra, a frase expressa a ideia de que todos nós devemosa estar no controle, tomando decisões e nos conscientizando dos nossos atos. Expliquem a relação local/global dando exemplos de posturas que as pessoas devem assumir no dia a dia, como dar preferência a alimentos orgânicos, evitar o desperdício de água e embalegens e promover a reciclagem do lixo no local onde vivem.

GABARITO DO CAPÍTULO 5 - OITAVO ANO

Questões de compreensão

(somente respostas!!!)

1. Questão pessoal.

2. A declaração refere-se à expansão das multinacionais no mundo ("[...] buscam-se trabalho e matéria-prima onde forem mais baratos [...]"). Esse fato gera, consequentemente, o crescimento do comércio internacional, que se torna cada vez mais competitivo, obrigando as empresas a adotar novas estratégias, como as megafusões. A expansão das multinacioansi ainda provoca mudanças nas relações comerciais entre os países, alterando a DIT.

3. Pessoal

4. A formação dos grandes blocos econômicos tem como princiapl objetivo ampliar a participação no comércio internacional dos países que os compõem, condição necessária para o sucesso econômico das nações em um mercado global cada vez mais competitivo, característica do capitalismo.

OBS: Não coloquei as questões de análise de imagem!!

FIGURAS DO LIVRO NOVO PARA O OITAVO ANO




Seguem as figuras atualizadas do livro novo!!!!



quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CORRENTES AMBIENTALISTAS

Galera do nono ano, segue os links das apresentações para vocês fazerem download.



O único que não conseguiu entrar foi o Preservacionismo. Algum problema da apresentação!!!!





terça-feira, 17 de agosto de 2010

A distribuição da população brasileira





ATENÇÃO SÉTIMO ANO!!!!! SEGUE RESUMO DO CAPÍTULO 5 DO LIVRO!!!!
BONS ESTUDOS!!!

A população relativa ou densidade demográfica, é a distribuição da população por quilômetro quadrado de um determinado lugar (país, estado, região, cidade...)

OBS: ESSA POPULAÇÃO É UM NÚMERO MÉDIO DE HABITANTES.

A densidade demográfica é calculada da seguinte maneira:

DENSIDADE DEMOGRÁFICA= POPULAÇÃO ABSOLUTA/ ÁREA TOTAL DO TERRITÓRIO

  • A população brasileira está distribuída muito irregularmente pelo território
  • O Leste do país apresenta as maiores densidades demográficas, acima de 100 hab/km2.
  • Essa porção Leste abrange: Nordeste, Sudeste e Sul
  • A parte Oeste do Brasil apresenta baixas densidades demográficas, menos de 10 hab/km2, chamados de vazios demográficos.
  • O Norte e o Centro Oeste são as menos populosas do Brasil.
  • O povoamento do Brasil ocorreu do litoral para o interior do território.
VEJA O MAPA ABAIXO!!!


  • As atividades econômicas como pau - brasil, cana - de - açúcar e o café, foram fundamentais para essa ocupação.
  • A grande urbanização também foi importante para aumentar a densidade demográfica no litoral (Leste) do Brasil.
AS MIGRAÇÕES DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

  • Migrações (fluxos migratórios) são movimentos de seres humanos de um lugar para outro, entre países, regiões ou municípios.
  • Vários fatores motivam as migrações, tais como: econômicos, religiosos, políticos, ambientais...
  • A migração é dividida em:
  • EMIGRAÇÃO - MOVIMENTO DE SAÍDA DE UM LUGAR DE ORIGEM
  • IMIGRAÇÃO - MOVIMENTO DE CHEGADA AO LUGAR DE DESTINO
OBS ipc: Os fatores econômicos são a principal causa econômica para as migrações externas e internas.

AS MIGRAÇÕES EXTERNAS

  • Deslocamentos populacionais para fora de um país.
  • os brasileiros dirigem-se na sua grande maioria para países ricos, como EUA, Japão e também países europeus.
  • Alguns se dirigem para países que fazem limite com o Brasil, como Paraguai, Uruguais e Venezuela.
  • A maior parte dos migrantes estão nos EUA, mais de um milhão de brasileiros.
AS MIGRAÇÕES INTERNAS

  • Quando o deslocamento da população ocorre em um mesmo país.
  • Essa migração não altera a quantidade da população total do país, indica só o deslocamento.
PRINCIPAIS FLUXOS MIGRATÓRIOS INTERNOS NO BRASIL DURANTE O SÉCULO XX

  1. FLUXO - Nordestinos migrando por causa das condições sócioeconômicas desfavoráveis. Iam em direção a lugares com melhores perspectivas de trabalho como aregião Sudeste (mais desenvolvida e industrializada) Ao longo de 1950.
  2. FLUXO - Nordestinos indo em direção a Amazônia buscando áreas agrícolas e trabalho no garimpo. Ao longo de 1960.
  3. FLUXO -Migrantes nordestinos e do Sudeste indo para o Centro-Oeste, para o trabalho na construção de Brasília no período de 1960/70
  4. FLUXO - Dos estados do Sul do Brasil e Minas Gerais em direção ao Centro Oeste e Norte, década de 1970 com ocupação agrícola e soja.




segunda-feira, 12 de julho de 2010

Exercícios de recuperação do sétimo ano

1) Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil.

2) Fuso horário é uma faixa imaginária na superfície terrestre que se estende de um polo a outro, entre dois meridianos. Todos os lugares localizados no interior dessa faixa apresentam a mesma hora.

3) As horas em nosso planeta estão estabelecidas com base no meridiano de origem, com zero grau de longitude, ao qual foi dado o nome de Greenwich. Assim, a cada fuso localizado na direção oeste, a partir de Greenwich, atrasa-se uma hora. Já a cada fuso loclizado na direção leste, a partir de Greenwich, adianta-se uma hora.

4) Nós temos três horários diferentes. -2,-3 e -4 em relação ao horário de Greenwich.

5) O mar territorial é a faixa de fronteira marítima onde o país é soberano. A zona econômica exclusiva, é uma faixa para a exploração dos recursos naturais em uma faixa de 370 Km.

6) Foi a divisão do mundo entre Portugal e Espanha, principalmente o continente americano.

7) Questão pessoal, basta olhar o texto no livro!!!!!


BONS ESTUDOS!!!!!

Exercícios de recuperação do nono ano

8) Esse processo produtivo ocorre através da fragmentação da produção, na busca de matérias primas e produtos em várias partes do mundo com preços mais acessíveis, resultando em um produto mais barato. (exemplo do avião!!!)

8a) Contingente de mão-de-obra abundante, matéria-prima a preços baixos, disponibilidade de energia, comunicação e transportes, mercado consumidor e leis ambientais frouxas.

9) As cidades globais são aquelas que concentram conhecimentos em serviços ligados à globalização (escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, publicidade, bancos, entre outros). Elas formam uma rede de cidades por onde transita a maior parte dos fluxos de capital que alimentam os mercados financeiros internacionais. Entre as cidades globais, destacam-se Nova York, Tóquio, Londres (no Primeiro Mundo), além de outras como São Paulo e México (nos países em desenvolvimento ou Terceiro Mundo)

10) Fatores atrativos: melhores perspectivas de vida, trabalho e Repulsão: guerras, revoluções, conflitos étnicos, crises econômicas.

11) Grupo de pessoas que sofrem perseguições de ordem política, religiosa ou étnica, e são obrigados a deixar o local em que vivem.

12) O crescimento da sociedade de consumo, o ritmo das atividades econômicas tornou-se muito mais intenso, o que fez ampliar de maneira considerável a interferência do ser humano sobre a natureza e, indiretamente, atingir a saúde humana.

Exercícios de recuperação do oitavo ano

Pessoal do Lobinho..... galera do oitavo ano!!!!!! Segue uma proposta de gabarito.

SOMENTE RESPOSTAS!!!!!

1) Os sistemas terrestres estão interligados. A atmosfera representa uma mistura de gases presentes, onde todos os seres vivos utilizam. A hidrosfera é toda parte líquida disponível, presente em rios, lagos, lagoas etc... , e a litosfera representa o substrato rochoso e os solos. A intercessão de todas as esferas, gera a esfera da vida, biosfera.

2) O tempo histórico representa todas as transformações ocorridas na história das sociedades, como guerras, descobrimentos, revoluções etc... Já o tempo geológico representa as transformações e surgimentos ocorridos ao longo da história da Terra, que remonta aproximadamente 4,6 bilhões de anos, tais como: surgimento das montanhas, oceanos, florestas....

3) a) A paisagem cultural representa toda a paisagem transformada pelo homem, quando elementos humanos aparecem na sua grande maioria, tais como uma cidade com ruas, casas, fábricas, estradas etc...

b) A paisagem natural representa uma paisagem praticamente sem a ação humana, com predomínio de elementos da natureza, tais como: rios, florestas, montanhas.....


4) As paisagens naturais estão cada vez mais restritas em função do grande avanço humano, na busca de novas áreas agrícolas e urbanas, para atender suas necessidades.

5) A rizicultura é a base agrícola desses países asiáticos, além da grande produção em função das monções.

6) As monções podem ser explicadas da seguinte maneira: no Inverno - estiagem devido aos ventos que sopram de terra para o mar.
no Verão - chuvas torrenciais, a partir dos ventos do mar (superúmidos) para terra.

7) Gases e fuligem lançados por indústrias e automóveis, esgotos doméstico e industrial, desmatamentos.... eles transformam o espaço geográfico diminuíndo a qualidade de vida e ambiental.

8) Território nacional é a parte do espaço terrestre sobre a qual determinado povo exerce poder ou domínio, desenvolvendo atividades políticas, econômicas e sociais com autonomia e organizando esse espaço de acordo com suas necessidades e interesses.

9) Mandarim, Inglês, Hindi, Espanhol, Russo, Bengali e Português.


10) São as que melhor identificam os grupos humanos e lhe dá unidade.


11) O conceito de nação está ligado à idéia de povo que possui uma identidade histórico-cultural e que habita um determinado território, ainda que não exerça soberania sobre ele. Já o conceito de Estado, refere-se a uma nação politicamente organizada, isto é, com um governo soberano reconhecido internacionalmente.

12) As principais causas são econômicas, étnicas, ideológica, religiosa, territorial e etc...

13) As projeções cartográficas são as diferentes maneiras de representar a superfície da Terra, ou parte dela, em uma superfície plana.

14) No capitalismo temos a economia de mercado, seu preço é regulado pela lei da oferta e da procura. Livre concorrência e busca de lucro, busca de consumidores para lucrarem cada vez mais e sociedade dividida em classes sociais, onde os trabalhadores vendem sua força de trabalho em troca do salário, e o capitalista dono dos meios de produção.

15) No socialismo temos a sociedade sem divisão de classes, todos trabalhando em prol da sociedade. Economia planificada e controlada pelo Estado. O que produzir, a quanto, para quem, salários etc... e a socialização dos meios de produção,o Estado como controlador.

16) Nesse período as duas superpotências estavam armadas até os dentes, e o medo de uma guerra nuclear fez com que o mundo vivesse o maior período de tranquilidade, chamado de paz armada.

17) Estados Unidos e União Soviética. Defendiam capitalismo e socialismo respectivamente. Ampliavam suas áreas de influência buscando novos aliados que defendessem suas idéias.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Segue o LINK do texto sobre energia para os alunos do nono ano.

ENTREGA DIA 15 de JULHO DE 2010.

http://www.4shared.com/document/7xaKcmO7/energia.html

domingo, 4 de julho de 2010

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA O NONO ANO

PESSOAL,

SEGUE A LISTA DE EXERCÍCIO ANTES DA PROVA!!!! NO FINAL TEM O GABARITO, MAS NÃO OLHEM ATÉ TENTAR RESOLVER!!!! BONS ESTUDOS!!!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mapa do Brasil: Regiões Geoeconômicas

Pessoal do sétimo ano, segue o link para vocês fazerem o download do mapa.
A entrega do mapa será no dia 08 de julho.

http://www.4shared.com/photo/ObUJeUFC/Regies_Geoeconmicas.html




quarta-feira, 23 de junho de 2010

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS

RESUMO EM TÓPICOS PARA COLOCAR NO CADERNO!!!!!

DOMÍNIO DO CERRADO

- SEGUNDO MAIS EXTENSO BIOMA BRASILEIRO

- RELEVO DE PLANALTOS E CHAPADAS

- CLIMA TROPICAL COM CHUVAS NO VERÃO E LONGA SECA DE INVERNO

- VEGETAÇÃO RASTEIRA COEXISTINDO COM ÁRVORES E ARBUSTOS

- AS ÁRVORES SÃO RETORCIDAS EM FUNÇÃO DA DEFICIÊNCIA DE NUTRIENTES E DA ALTA CONCENTRAÇÃO DE ALUMÍNIO

- OS SOLOS SÃO ÁCIDOS, POBRES E PROFUNDOS

- FREQUENTES QUEIMADAS - SELECIONAM AS ESPÉCIES RESISTENTES

- A QUEIMADA FEITA PELO HOMEM É PEJUDIC IAL, POIS DEGRADA CADA VEZ MAIS O SOLO E DÁ UMA FALSA IMP´RESSÃO DE FERTILIDADE. A CHAMADA "FERTILIDADE ENGANOSA"

- VALORIZAÇÃO DO CERRADO A PARTIR DA DECADA DE 50 E 60 - CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA E A CONSTRUÇÃO DE RODOVIAS

- SOJA, ALGODÃO E GRÃOS PRODUZIDOS NO BRASIL CENTRAL

- 2/3 DO DOMÍNIO DO CERRADO ESTÁ ALTERADO PELA AÇÃO HUMANA

- IRRIGAÇÃO DESCONTROLADA, PESTICIDAS, FERTILIZANTES, AGROTÓXICOS... COMPROMETEM OS RECURSOS HÍDRICOS

- A AGRICULTURA MECANIZADA NESSA REGIÃO VEM INTENSIFICANDO O PROCESSO EROSIVO

DOMÍNIO DA CAATINGA

- ESCASSEZ DE CHUVAS

- ESPÉCIES LENHOSAS E HERBÁCEAS DE PEQUENO PORTE COM ESPINHOS

- SOLOS POUCO PROFUNDOS E TERRENOS PEDREGOSOS

- PERDA DE UMIDADE MAIOR QUE A PRECIPITAÇÃO

- RIOS INTERMITENTES (TEMPORÁRIOS)

- É O TERCEIRO DOMÍNIO BRASILEIRO MAIS AFETADO SÓ PERDE PARA A MATA ATLÂNTICA E O CERRADO

- DESMATAMENTO PARA CULTURAS E PASTAGENS

- ABERTURA DE ESTRADAS

- SALINIZAÇÃO DOS SOLOS

- PRÁTICAS AFRÍCOLAS INADEQUADAS

- GRANDES ÁREAS SUJEITAS AO PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO (PROCESSO ANTRÓPICO)

DOMÍNIO DOS MARES DE MORROS

- CONHECIDO COMO RELEVO DE MEIA LARANJA

- GRANDE VARIAÇÃO TOPOGRÁFICA (RELEVO)

- SE EXTENDE DE NORTE A SUL DO BRASIL

- VEGETAÇÃO PREDOMINANTE É A MATA ATLÂNTICA

- GRANDE COMPLEXIDADE E BIODIVERSIDADE

- ÁRVORES COM 20 METROS DE ALTURA EM MÉDIA

- MENOR COMPETIÇÃO POR LUZ DO QUE NA FLORESTA AMAZÔNICA, E DISTRIBUÍDAS EM DIFERENTES COTAS ALTIMÉTRICAS

- HOJE EXISTE APROXIMADAMENTE 7% DA MATA ATLÂNTICA, GERALMENTE NAS SERRAS, ENCOSTAS MUITO ÍNGREMES OU EM RESERVAS AMBIENTAIS.

HISTÓRICO SIMPLIFICADO DA DEGRADAÇÃO, DESMATAMENTO E EROSÃO DA MATA ATLÂNTICA

XVI -- PORTUGIESES COM A EXPLORAÇÃO DO PAU-BRASIL, DERRUBADA DE MAIS DE 2 MILHÕES DE ÁRVORES DA MATA ATLÂNTICA.

XVI/XVII - COM A COLONIZAÇÃO HOUVE PLANTATIONS CANAVIEIRAS NA ZONA DA MATA NORDESTINA - MONOCULTURA EXPORTADORA DESTRUIDORA DA MATA ATLÂNTICA AO LONGO DOS SÉCULOS.

XIX - FAZENDAS DE CAFÉ NO VALE DO PARAÍBA E NAS TERRAS ROXAS DO OESTE PAULISTAS.

XX - NÚCLEOS URBANOS E INDUSTRIAIS.


DOMÍNIO DAS ARAUCÁRIAS

- BRASIL MERIDIONAL (SUL) - CLIMA SUBTROPICAL

- AMPLITUDE TÉRMICA ANUAL RELATIVAMENTE ELEVADA

- MENOR BIODIVERSIDADE

- SÉCULO XIX - COLONIZAÇÃO ALEMÃ E ITALIANA - COMEÇA A DEVASTAÇÃO

- CASAS, MÓVEIS, ARTEFATOS DOMÉSTICOS, POLICULTURA DE ALIMENTOS

- FLORESTA NATUIVA SOMENTE 5% DO ORIGINAL

FLORESTAS PLANTADAS - PINUS E EUCALIPTOS


DOMÍNIO DAS PRADARIAS

- CAMPANHA GAÚCHA

- RELEVO SUAVE ONDULADO - "COXILHAS"

- VEGETAÇÃO CAMPESTRE, RASTYEIRA

- SOLOS ARENOSOS

-PECUÁRIA EXTENSIVA

- MONOCULTURA MECANIZADA DE TRIGO E SOJA



segunda-feira, 21 de junho de 2010

Exercícios para o oitavo ano

Segue lista de exercícios. Clique no LINK e baixe para o seu computador. O gabarito está no final, mas não olhe!!!!! Somente no final para conferir suas respostas!!

http://www.badongo.com/file/23489479

Exercícios para o sétimo ano

Pessoal, clique aqui nesse link e baixe a lista de exercício para o computador. Resolva sem olhar o gabarito, depois confira seus acertos!!!!!

http://www.badongo.com/file/23489367

O território brasileiro e suas regiões

Exercícios da página 35. Somente respostas.

1. Regiões são áreas territoriais que podem apresentar características naturais, sociais ou históricas semelhantes, mas distintas das características encontradas em outros lugares. As regiões podem ter várias dimensões e extrapolar os limites entre estados ou países.

2. A descrição refere-se ao domínio morfoclimático Amazônico, formado pela floresta Amazônica, cujo clima é quente e chuvoso, com milhares de rios que correm em direção ao rio Amazonas, com relevo bastante plano e de baixasaltitudes.

3. Pessoal. Verificar se a narrativa produzida pelos alunos se refere às características naturais do Cerrado.

4. Pessoal. Espera-se que vocês respondam que, com a destruição da mata de Araucárias, a gralha-azul perdeu seu hábitat, provocando drástica redução de sua população, assim como da população dos demais animais que habitavam essa mata.

5. As faixas de transição são áreas intermediárias entre as regiões naturais. Essas faixas, muitas vezes, agrupam as características de dois ou mais domínios morfoclimáticos.

6. Pessoal.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O cenário geopolítico mundial: do bipolar ao multipolar

Exercícios da página 53 (oitavo ano!!)
SOMENTE RESPOSTAS!!!

Questões de compreensão

1. A Segunda Guerra Mundial provocou profundas mudanças na organização política mundial, sobretudo na Europa, pois alterou muitas fronteiras e elevou os Estados Unidos e a União Soviética à condição de superpotências. Desse modo, esses países saíram mais fortalecidos do conflito, enquanto a Alemanha, a Itália, o Japão, a França e a Inglaterra sofreram as maiores perdas.

2. No sistema capitalista, o preço das mercadorias é definido pelo mercado. Se a oferta é muito grande, o preço do produto tende a cair, mas se a procura pelo mesmo produto for muito elevada, o seu preço tende a aumentar. Isso explica a variação dos preços daqueles produtos de época, como as verduras, cuja produção pode ser afetada por variações climáticas. Já no caso dos produtos de limpeza, os preços também tendem a se alterar, seja pelo aumento da concorrência, que força a baixa dos preços, seja pela formação de monopólios, que eleva o preço.

3. Pessoal. Os exemplos devem estar ligados à relação entre trabalhadores e os donos dos meios de produção, como as greves e as reuniões sindicais; às desigualdades sociais, a exemplo dos sem teto, em contraste com pessoas que vivem em grandes mansões; à degradação do ambiente, com a poluição industrial; e à perda de valores humanos humanos, como o consumismo.

4. A sociedade sem divisão de classes, todos trabalham em prol da sociedade.

5. Pessoal. Verificar se a resposta está relacionada a aspectos como a centralização política, a falta de liberdade de expressão, a crise econômica e a campanha do mundo ocidental (Estados Unidos principalmente) conra o regime soviético.

6. O mundo multipolar caracteriza-se pela existência de três grandes centros de poder político, militar e econômico: os Estados Unidos, a União Européia e o Japão. Nesse cenário geopolítico, o Brasil coloca-se sob a influência dos Estados Unidos.

Espaço, poder e territórios nacionais

Questões de compreensão da página 45 do livro (turma do oitavo ano!!!)

SOMENTE RESPOSTAS!!!!

1. Os aspectos culturais revelam as mais diversas características de um povo, seu passado histórico comum, seus costumes, suas formas de comunicação e suas tradições. Também revelam o modo como as pessoas pertencentes a um grupo humano, relacionam-se entre si e com a natureza, relações que podem estar expressas nas próprias paisagens dos lugares.

2. Pessoal. Na sua resposta você deve relacionar o fato da língua e a religião constituirem aspectos mais marcantes da identidade cultural de um povo.

3. a) Sim. Os bascos e kosovares, na Europa, assim como os curdos e os chechenos, na Ásia, são povos que não possuem um território autônomo.

b) O conceito de nação está ligado à idéia de povo que possui uma identidade histórico-cultural e que habita um determinado território, ainda que não exerça soberania sobre ele. Já o conceito de Estado, refere-se a uma nação politicamente organizada, isto é, com um governo soberano reconhecido internacionalmente.

c) Território nacional é a parte do espaço terrestre sobre a qual um determinado povo exerce soberania, organizando-o de acordo com suas necessidades e interesses.


4. Para que um povo forme um Estado soberano é preciso que ele tenha a soberania, o poder sobre o território que ocupa, com um governo reconhecido internacionalmente.

5. É o sentimento nacionalista que desperta nas minorias nacionais a aspiração de conquistar sua independência política e territorial.

6. A projeção mais adequada é a de Peters, pois ela é a que apresenta menos distorções em relação ao tamanho dos países e continentes.

7. Pessoal. A resposta deve estar associada ao fato de que cada projeção cartográfica constitui uma maneira particular de representar o planeta, ou seja, são visões de um mesmo espaço, de um mesmo mundo, apesar das diferentes ideologias associadas a cada uma delas.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Pessoal, segue um link da cronologia da Segunda Guerra Mundial até o seu término.


Boa leitura!!!!

domingo, 16 de maio de 2010

DOMÍNIO AMAZÔNICO

Vou colocar só um textinho de nada, pois já fizemos nossas megas anotações no caderno!! Esqueceram? risos...


O domínio das terras baixas florestadas da Amazônia compreende uma extensa planície
inundável, tabuleiros com altitudes de até 200 m, terraços com cascalhos e lateritas e morros baixos com formas arredondadas. Essa paisagem apresenta uma relação direta com a bacia hidrográfica Amazônica e uma rica variedade de águas perenes, com rios brancos, negros e cristalinos.
A base do relevo está assentada sobre uma bacia sedimentar constituída na Era
Paleozóica, antes da separação entre a América do Sul e a África e da formação da Cordilheira dos
Andes. Essa bacia sedimentar antiga foi recoberta por sedimentos recentes, dos períodos Terciário eQuaternário da Era Cenozóica, e são estes os que aparecem na estrutura geológica da região.
O clima dominante é o Equatorial com baixa amplitude térmica e temperaturas que
oscilam entre 25ºC e 27ºC no decorrer do ano; a pluviosidade também é elevada, superando a marca dos 1800mm anuais.
Nessa região aparecem solos arenosos, ácidos, pobres em nutrientes minerais, sujeitos à
lixiviação. Como a própria floresta é responsável pela ciclagem de nutrientes, o manto de detritos
orgânicos – formado pelas folhas que caem das árvores – tornam os solos ricos em matéria orgânica, o que garante a alimentação da vegetação nativa.
Essa floresta latifoliada equatorial apresenta uma destacada biodiversidade, com três
padrões básicos: Matas de Igapó, Matas de Várzea e Matas de Terra Firme.

· As Matas de Igapó estão localizadas nas áreas de inundação permanente, com solos e águas
ácidas. A vegetação é perenifólia ( não perde as folhas durante o ano ), com ramificações baixas e
densas, de até 20 m de altura, repleta de arbustos, cipós e epífitas. Aí destacam-se espécies como o Arapati, a Mamorana e a Vitória Régia.

· As Matas de Várzea localizam-se nas áreas de inundação periódica, junto aos rios de água branca. Sua composição florística varia de acordo com o período de inundação e também pode apresentar espécies de maior porte, como a Seringueira e o Pau Mulato.


· As Matas de Terra Firme estão nas áreas mais elevadas, que não são atingidas pelas inundações
amazônicas. Aí encontram-se as árvores de grande porte, com 60 a 65m de altura. A floresta é
compacta, perenifólia e higrófila; o dossel ( conjunto das copas das árvores ) é contínuo e o
ambiente é úmido e escuro. Nesse estrato podem ser encontradas as Castanheiras, o Caucho, a
Sapucaia, o Cedro e a Maçaranduba.


Quanto aos problemas ambientais destacam-se a destruição da biodiversidade pelos desmatamentos e queimadas, a destruição dos solos, as alterações no ciclo hidrológico, a difusão de pragas e parasitas.

OS TRÊS PODERES

A república Federativa do Brasil organiza-se com base na divisão de poderes. Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são independentes e desempenham funções definidas pela Constituição.
Em nível federal, o
Poder Executivo é exercido pelo presidente da República, auxiliado pelos ministros. O presidente e o vice presidente são eleitos diretamente para mandatos de quatro anos, podendo disputar apenas uma reeleição. Os ministros são escolhidos pelo presidente.
O presidente e seus ministros controlam a administração federal, conduzem a política externa e exercem o comando supremo das forças armadas. O Executivo pode vetar leis aprovadas pelo Legislativo e editar
medidas provisórias.
O PALÁCIO DO PLANALTO É A SEDE DO PODER EXECUTIVO NO BRASIL

O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Representantes do povo, os deputados, são eleitos para mandatos de quatro anos em cada unidade da federação, em número proporcional à população. Os Senadores, representantes dos estados, são eleitos para mandatos de oito anos, em número de três por unidade da federação.
O Congresso Nacional fiscaliza os atos do poder Executivo, aprova o orçamento nacional, autoriza o presidente a declarar guerra e celebrar a paz e legisla sobre os assuntos que competem à Federação. Pode também derrubar vetos presidenciais a leis e autorizar o início de processo para afastamento do presidente da República.

O Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo no Brasil, divide-se em Câmara dos Deputados (concha voltada para cima) e Senado (concha voltada para baixo).

O Poder Judiciário tem como órgãos os tribunais federais e estaduais constituídos por juízes aprovados em concursos públicos. O Supremo Tribunal Federal é seu órgão máximo, formado por onze juízes nomeados pelo presidente e aprovados pelo Senado.
Aos tribunais cabe decidir sobre a aplicação das leis do país, julgar os acusados de atos contrários às leis e definir penalidades aos condenados. O Supremo Tribunal Federal é o guardião das leis e da Constituição.

O poder Judiciário está encarregado de zelar pelo cumprimento da Constituição e das demais leis do país.

medidas provisórias - Disposições do Presidente da República, com força de lei, que devem ser transformadas em lei ou rejeitadas pelo Legislativo no prazo máximo de 30 dias.

Fronteiras e territórios em mutação



O boxe ao lado trata do processo de independência de Kosovo

A nação e o Estado brasileiro



Povos, Nações e Estados do mundo

POVO - É o conjunto de pessoas que se identificam pela língua, costumes, tradições e histórias comuns.

NAÇÃO - É o agrupamento de pessoas que vivem em um território, tendo leis e governo próprios.

GRUPOS LINGUÍSTICOS - São conjuntos de indivíduos que falam línguas com raízes comuns.

RAÇAS - São populações que habitam em áreas mais ou menos isoladas e que diferem das outras espécies pela frequência de características hereditárias.


Agora seguem umas perguntas básicas a respeito da temática que trabalhamos em sala:

Existem povos sem território?

Sim. Os Bascos e Kosovares, na Europa, assim como os Curdos e os Chechenos, na Ásia, são povos que não possuem um território autônomo.


Qual a diferença entre Nação e Estado?

O conceito de nação está ligado à idéia de povo que possui uma identidade histórico cultural e que habita um determinado território, ainda que não exerça soberania sobre ele. Já o conceito de Estado refere-se a uma nação politicamente organizada, isto é, com um governo soberano reconhecido internacionalmente.


O que caracteriza um Estado soberano?

Território nacional é a parte do espaço terrestre sobre a qual um determinado povo exerce soberania, organizando-o de acordo com suas necessidades e interesses.






segunda-feira, 3 de maio de 2010

DE ONDE VEM A CULTURA?

A cultura resulta da capacidade humana em atribuir significado para os elementos e fenômenos da realidade. Ao definirmos que algo é belo ou feio, bom ou mau, importante ou irrelevante, estamos, na verdade, lançando mão dos padrões socialmente compartilhados de beleza, bondade ou importância. A carne bovina é apreciada por nós, ocidentais, porque em nossa cultura é considerada boa. Para os hindus, ao contrário, o consumo de carne bovina é considerado pelos padrões daquela cultura uma ofensa. Os padrões de referência definidos pelos grupos sociais são, pois, elementos da cultura de um determinado grupo.
Quando nascemos, já encontramos um padrão cultural definido pela língua, costumes, valores, religiosidade, etc. que fazem parte do grupo social no qual surgimos. Um brasileiro, por exemplo, aprende a falar português porque é essa língua a falada pelas pessoas que aqui vivem. Ao imitar a forma como as pessoas falam, a criança acaba incorporando também as idéias e os demais elementos culturais dos brasileiros, como o futebol. Apesar de uma sociedade possuir uma cultura semelhante, isso não significa que todas as pessoas pensam e agem de forma homogênea. Cada pessoa, a partir de sua história de vida, incorpora de maneira individual os elementos da cultura e é capaz, na medida em que vai entrando em contato com outras pessoas e culturas diferentes, de atribuir novos significados para os padrões culturais do grupo social ao qual pertence. Isso ajuda a entender a diversidade de comportamentos mesmo dentro de um mesmo grupo cultural. A maioria dos brasileiros, por exemplo, gostam de futebol. As formas de demonstrarem o seu gosto pelo futebol, entretanto, são as mais variadas possíveis.
A cultura é dinâmica. Com o tempo, ela incorpora e/ou substitui elementos que a diferem de outras ou com elas se assemelham. Se a cultura é dinâmica, o cantato entre diferentes culturas possibilita "trocas" entre elas, que podem ser percebidas nos elementos e formas das manifestações culturais.

Espaço, poder e territórios nacionais

Pessoal do oitavo ano, podem clicar nesse link para baixarem a folha com a continuação da matéria, e também nessa folha tem aquela perguntinha básica sobre ciência e cultura.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

quinta-feira, 15 de abril de 2010

GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO NONO ANO DO CAPÍTULO 2

Pessoal, as perguntas do livro velho e do novo são iguais até o número 5, depois a questão 7 do livro velho vira a 6 no novo e a 8 do velho vira a 7 do novo. O gabarito vai seguir as perguntas do livro novo. OK?

1) As multinacionais interferem na dinâmica dos espaços da globalização porque impulsionam o intenso fluxo de informações, mercadorias, capitais e pessoas entre os lugares do mundo.

2) A expansão das multinacionais pelo mundo ocorreu por meio da transferência de empresas europeias, japonesas, canadenses e norte-americanas para os países menos desenvolvidos industrialmente. A fragmentação do processo produtivo dessas empresas foi possibilitada pelo aprimoramento das tecnologias na Terceira Revolução Industrial, quando surgiram os novos meios de transportes em massa e a comunicação em tempo real.

3) A rede de transporte é de extrema relevância para a organização do espaço geográfico de diversos países, sobretudo por ter um importante papel na ocupação territorial de muitas nações, principalmente das que apresentam grandes dimensões, como o Brasil, o Canadá e a Rússia. Os transportes também são essenciais pelo fato de viabilizarem o deslocamento de mercadorias e de pessoas em grande escala entre os países do mundo.

4) O desenvolvimento de grandes navios cargueiros, com capacidade para transportar milhares de toneladas a um custo razoavelmente baixo, tornou viável a estratégia de fragmentação do processo produtivo das multinacionais, as quais puderam, assim, instalar filiais até mesmo em lugares distantes das fontes de matérias-primas e dos mercados consumidores.

5) As informações chegam até as pessoas pelos mais diversos meios de comunicação, entre os quais a televisão, o telefone, o fax e a internet, e cada vez mais rapidez em razão do desenvolvimento desses meios.

6) As cidades globais configuram-se como centros de decisões econômicas e financeiras mundiais pelo fato de abrigarem sedes administrativas ou financeiras de corporações multinacionais, de grandes bancos, de companhias seguradoras e de transportes, além das principais bolsas de valores do mundo. Além disso, essas cidades constituem importantes centros de produção de informações econômicas, culturais, científicas ou voltadas para o lazer, pois também abrigam universidades, institutos de pesquisas, grandes jornais, editoras, museus, teatros, etc. Essas aglomerações urbanas desempenham o papel de grandes articuladoras dos fluxos, isto é, são centros de convergência e dispersão dos fluxos em nível mundial.

7) A distribuição dos fluxos entre o mundo desenvolvido e o subdesenvolvido é bastante desigual. Prova disso é que mais da metade dos negócios realizados no mundo ocorre entre os países ricos, e a rede que interliga essas nações, por onde circulam os principais fluxos de transporte e comunicação, configura-se como a mais densa do planeta.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

GABARITO DOS EXERCÍCIOS SOBRE ESCALA

1)

1 - 8000
x - 2600

x = 2600 / 8000
x = 0,325 m
x = 32,5 cm

2) A

3) E

4) C

5) C

6) C

7) B

8) E

9) B

10) B

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Exercícios sobre Escala

Segue uma lista de exercício sobre escala para que você possa exercitar!!

Clique no LINK para baixar a lista

http://www.4shared.com/document/YWqohGl-/lista_de_exerccios_de_Escala.html

BONS ESTUDOS!!!!