Olha o tempo...

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

GABARITO DO CAPÍTULO 5 - NONO ANO

Questões de compreensão

1. O pensamento na sociedade capitalista está relacionado à idéia de desenvolvimento, que opõe o ser humano à preservação da natureza.

2. Pessoal.

3. As correntes ambientais que têm mais afinidade com a idéia de desenvolvimento sustentável são a preservacionista - que defende o controle do crescimento populacional e a diminuição no ritmo da expansão econômica como forma de resolver os problemas ambientais - e a ecodesenvolvimentista - que prega a transformação da sociedade por meio de uma mudança nos padrões de comportamento.

4. Pessoal. Você pode colocar que o exemplo da Revolução Verde revela que o desenvolvimento tecnológico não é capaz, por si só, de resolver os problemas da humanidade. Além de não resolver o problema da fome, a Revolução Verde gerou uma série de impactos ambientais por causa da aplicação indiscriminada de agrotóxicos.

5. Sim. Ao declarar que não somos passageiros, mas tripulantes da Terra, a frase expressa a ideia de que todos nós devemosa estar no controle, tomando decisões e nos conscientizando dos nossos atos. Expliquem a relação local/global dando exemplos de posturas que as pessoas devem assumir no dia a dia, como dar preferência a alimentos orgânicos, evitar o desperdício de água e embalegens e promover a reciclagem do lixo no local onde vivem.

2 comentários:

David disse...

Beth é o David da 91

na questão 3 não seria os ecodesenvolvimentistas pois os preservacionistas não são muito a favor do desenvolvimento

Geo Guia disse...

David,
pensando em desenvolvimento sustentável, poderíamos considerar as duas, mas lembrando que essa idéia é genuína no pensamento ecodesenvolvimentista.Mesmo os preservacionistas sendo mais radicais,eles tendem muito mais para um "desenvolvimento" com sustentabilidade e não somente visando lucro.
Bons estudos!!!!