Olha o tempo...

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O tempo, o clima e as paisagens terrestres

Pessoal do sexto ano seguem as questões da apresentação do grupo do dia o5 de Novembro.
Responder e enviar para o seguinte e-mail: ethurler@prof.educacao.rj.gov.br


RECEBIMENTO ATÉ O DIA 12 DE NOVEMBRO DE 2010.

1) Quando se diz " o tempo amanhã será de muita chuva" ou "fará muito frio nos próximos dias", é feita a previsão do tempo ou do clima? Responda som base no que você aprendeu sobre a diferença entre tempo meteorológico e clima.

2) De acordo com o que você estudou, as previsões do tempo são muito importantes para a sociedade. Cite três exemplos que comprovam essa importância.

3) Suponha que no município onde você mora o tempo atmosférico esteja sob a influência de uma massa de ar tropical marítima. No entanto, a previsão meteorológica anunciou a chegada de uma massa de ar polar muito forte nessa região, para o dia seguinte. O que pode acontecer com o tempo atmosférico em seu município nas próximas 24 horas? Explique por quê.

4) Eis uma chuvinha; você está na rua, você abre o guarda-chuva; basta. A que serve dizer: "Outra vez esta chuva chata!", que nada faz às gotas de água, nem à nuvem, nem ao vento. Por que não dizer logo: " Ó que boa chuvinha!"
Alain. "Considerações sobre a felicidade". In: Paulo Róani (org). Dicionário universal Nova Fronteira de citações. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
O autor dessa citação fala de um tipo de comportamento que muitas pessoas têm com relação aos fenômenos atmosféricos o de se aborrecer com a chuva, dizendo que ela é inconveniente ou que o tempo está ruim. Faça o contrário, enumerando os benefícios que a chuva pode trazer.

Nenhum comentário: