Olha o tempo...

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Espaço, poder e territórios nacionais

Questões de compreensão da página 45 do livro (turma do oitavo ano!!!)

SOMENTE RESPOSTAS!!!!

1. Os aspectos culturais revelam as mais diversas características de um povo, seu passado histórico comum, seus costumes, suas formas de comunicação e suas tradições. Também revelam o modo como as pessoas pertencentes a um grupo humano, relacionam-se entre si e com a natureza, relações que podem estar expressas nas próprias paisagens dos lugares.

2. Pessoal. Na sua resposta você deve relacionar o fato da língua e a religião constituirem aspectos mais marcantes da identidade cultural de um povo.

3. a) Sim. Os bascos e kosovares, na Europa, assim como os curdos e os chechenos, na Ásia, são povos que não possuem um território autônomo.

b) O conceito de nação está ligado à idéia de povo que possui uma identidade histórico-cultural e que habita um determinado território, ainda que não exerça soberania sobre ele. Já o conceito de Estado, refere-se a uma nação politicamente organizada, isto é, com um governo soberano reconhecido internacionalmente.

c) Território nacional é a parte do espaço terrestre sobre a qual um determinado povo exerce soberania, organizando-o de acordo com suas necessidades e interesses.


4. Para que um povo forme um Estado soberano é preciso que ele tenha a soberania, o poder sobre o território que ocupa, com um governo reconhecido internacionalmente.

5. É o sentimento nacionalista que desperta nas minorias nacionais a aspiração de conquistar sua independência política e territorial.

6. A projeção mais adequada é a de Peters, pois ela é a que apresenta menos distorções em relação ao tamanho dos países e continentes.

7. Pessoal. A resposta deve estar associada ao fato de que cada projeção cartográfica constitui uma maneira particular de representar o planeta, ou seja, são visões de um mesmo espaço, de um mesmo mundo, apesar das diferentes ideologias associadas a cada uma delas.

Nenhum comentário: