Olha o tempo...

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O cenário geopolítico mundial: do bipolar ao multipolar

Exercícios da página 53 (oitavo ano!!)
SOMENTE RESPOSTAS!!!

Questões de compreensão

1. A Segunda Guerra Mundial provocou profundas mudanças na organização política mundial, sobretudo na Europa, pois alterou muitas fronteiras e elevou os Estados Unidos e a União Soviética à condição de superpotências. Desse modo, esses países saíram mais fortalecidos do conflito, enquanto a Alemanha, a Itália, o Japão, a França e a Inglaterra sofreram as maiores perdas.

2. No sistema capitalista, o preço das mercadorias é definido pelo mercado. Se a oferta é muito grande, o preço do produto tende a cair, mas se a procura pelo mesmo produto for muito elevada, o seu preço tende a aumentar. Isso explica a variação dos preços daqueles produtos de época, como as verduras, cuja produção pode ser afetada por variações climáticas. Já no caso dos produtos de limpeza, os preços também tendem a se alterar, seja pelo aumento da concorrência, que força a baixa dos preços, seja pela formação de monopólios, que eleva o preço.

3. Pessoal. Os exemplos devem estar ligados à relação entre trabalhadores e os donos dos meios de produção, como as greves e as reuniões sindicais; às desigualdades sociais, a exemplo dos sem teto, em contraste com pessoas que vivem em grandes mansões; à degradação do ambiente, com a poluição industrial; e à perda de valores humanos humanos, como o consumismo.

4. A sociedade sem divisão de classes, todos trabalham em prol da sociedade.

5. Pessoal. Verificar se a resposta está relacionada a aspectos como a centralização política, a falta de liberdade de expressão, a crise econômica e a campanha do mundo ocidental (Estados Unidos principalmente) conra o regime soviético.

6. O mundo multipolar caracteriza-se pela existência de três grandes centros de poder político, militar e econômico: os Estados Unidos, a União Européia e o Japão. Nesse cenário geopolítico, o Brasil coloca-se sob a influência dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: