Olha o tempo...

segunda-feira, 3 de maio de 2010

DE ONDE VEM A CULTURA?

A cultura resulta da capacidade humana em atribuir significado para os elementos e fenômenos da realidade. Ao definirmos que algo é belo ou feio, bom ou mau, importante ou irrelevante, estamos, na verdade, lançando mão dos padrões socialmente compartilhados de beleza, bondade ou importância. A carne bovina é apreciada por nós, ocidentais, porque em nossa cultura é considerada boa. Para os hindus, ao contrário, o consumo de carne bovina é considerado pelos padrões daquela cultura uma ofensa. Os padrões de referência definidos pelos grupos sociais são, pois, elementos da cultura de um determinado grupo.
Quando nascemos, já encontramos um padrão cultural definido pela língua, costumes, valores, religiosidade, etc. que fazem parte do grupo social no qual surgimos. Um brasileiro, por exemplo, aprende a falar português porque é essa língua a falada pelas pessoas que aqui vivem. Ao imitar a forma como as pessoas falam, a criança acaba incorporando também as idéias e os demais elementos culturais dos brasileiros, como o futebol. Apesar de uma sociedade possuir uma cultura semelhante, isso não significa que todas as pessoas pensam e agem de forma homogênea. Cada pessoa, a partir de sua história de vida, incorpora de maneira individual os elementos da cultura e é capaz, na medida em que vai entrando em contato com outras pessoas e culturas diferentes, de atribuir novos significados para os padrões culturais do grupo social ao qual pertence. Isso ajuda a entender a diversidade de comportamentos mesmo dentro de um mesmo grupo cultural. A maioria dos brasileiros, por exemplo, gostam de futebol. As formas de demonstrarem o seu gosto pelo futebol, entretanto, são as mais variadas possíveis.
A cultura é dinâmica. Com o tempo, ela incorpora e/ou substitui elementos que a diferem de outras ou com elas se assemelham. Se a cultura é dinâmica, o cantato entre diferentes culturas possibilita "trocas" entre elas, que podem ser percebidas nos elementos e formas das manifestações culturais.

Nenhum comentário: