Olha o tempo...

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A formação e a transformação do relevo

Gabarito do capítulo 10 do sexto ano!!!!! (página 110)

1) Questão pessoal

2) O movimento comentado é o das placas litosféricas ou tectônicas. Esse movimento é provocado pelo calor do interior das Terra, que faz o magma circular abaixo da crosta em grandes correntes (as correntes de convecção). Nos lugares da crosta onde as placas tectônicas se chocam, a direção das correntes é convergente; nos lugares onde as placas se afastam, a direção das correntes no manto é divergente.

3) Entre os tipos de relevo formados pelas dobras e falhas, estão as montanhas, as escarpas e os vales.

4) Não existe atividade vulcânica no Brasil, pois o país encontra-se no centro de uma placa litosférica, uma área considerada geologicamente estável.

5) O mito se refere aos terremotos ou abalos sísmicos. Esse fenômeno ocorre devido, por exemplo, ao deslocamento de placas ou, ainda, às erupções vulcânicas.

6) Pessoal

7) A vegetação protege os solos da erosão, pois impede o impacto direto da chuva, permitindo que a água se infiltre no solo e escoe lentamente para as partes mais baixas do relevo. Entre as práticas que provocam a aceleração dos processos erosivos, estão o desmatamento, a aplicação de técnicas de cultivo e de criação que não protegem os solos e s escavação de minas.

Análise de fotografia

1) Por meio da escavação, aprofundando e desmontando o relevo.

2) O principal fator externo que pode estar atuando na transformação desse relevo é a ação das águas das chuvas, pois a superfície está totalmente desprotegida devido à ausência de vegetação.

3) pessoal. Podem ser citadas a construção de vias de transporte e de barragens de hidrelétricas, a terraplanagem para construções, entre outras atividades.

4) Pessoal. Garimpos são locais onde se pode encontrar e também explorar pedras, como o diamante, e minérios, como o ouro. Os trabalhadores desses locais são chamados de garimpeiros.

Nenhum comentário: