Olha o tempo...

domingo, 23 de novembro de 2008

O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO

GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO CAPÍTULO 9.

  1. O conceito expressa a transição entre a situação caracterizada pela elevada mortalidade e pela elevada natalidade para outra, marcada pela baixa mortalidade e pela baixa natalidade. Como a mortalidade em geral recua antes que a natalidade, durante a fase de transição registram-se elevados índices de crescimentonnatural da população.
  2. A teoria malthusiana, surgida no contexto da transição demográfica da maioria dos países europeus, naturaliza a dinâmica demográfica das sociedades e defende que a miséria e s doenças são mecanismos naturais de controle do crescimento da espécie humana. A teoria neomalthusiana, que começou a ser difundida quando a transição demográfica elevava o crescimento da população dos países subdesenvolvidos,defende que a pobreza é resultante das altas taxas de incremento demográfico.
  3. Os países subdesenvolvidos vivem momentos diferentes da transição demográfica. Na América Latina, por exemplo, devido à urbanização, as taxas de natalidade apresentam sinais de decréscimo já há algumas décadas; na África subsaariana a tendência de declínio da natalidade só começou a se manifestar na década de 1990, e as taxas de crescimento natural da população continuam sendo as mais elevadas do Planeta. Assim, não existe uma dinâmica demográfica comum a todos os países subdesenvolvidos.
  4. A maior parte da PEA de um país é composta por adultos (20 a 59 anos). Assim, com o envelhecimento da população, ocorre uma diminuição relativa no contingente de pessoas em idade de trabalhar, fenômeno que já está em curso em diversos países europeus. Além disso, em países com porcentagem significativa de idosos em sua população, existe uma grande demanda por investimentos, tais como hospitais geriátricos e programas assistenciais. Na ausência desses investimentos, o envelhecimento da população yende a aumentar a exclusão econômica, social e cultural dos idosos.
  5. Nos países citados, a elevada expectativa de vida e presença de uma elevada porcentagem de idosos na população resulta em taxas de mortalidade superiores à média mundial.
  6. As pirâmides revelam o enorme incremento demográfico ocorrido no continente africano na segunda metade do século XX. Revelam ainda a persistência de taxas de natalidade elevadas e o predomínio absoluto de crianças e jovens na população.

Nenhum comentário: