Olha o tempo...

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

BIAFRA

Outro exemplo dos terríveis efeitos das fronteiras artificiais foi a Guerra de Biafra no final dos anos 1960 e início da década seguinte. Província da Nigéria, Biafra é uma ex-colônia britânica que possui mais de 250 etnias. Em 1966, os ibos, uma dessas tribos, tomaram o poder, provocando o aumento das rivalidades contra iorubas e os hauçás. Em conseqüência de um contragolpe, os ibos foram massacrados no norte do país, onde são minoria. Eles deslocaram-se então para o leste da Nigéria, mais precisamente para a província de Biafra.


No ano seguinte, os ibos da província de Biafra declararam sua independência, aprofundando a guerra civil, que se prolongou até 1970. Um boicote econômico por partedas empresas petrolíferas ( a Nigéria é membro da Organização dos países exportadores de petróleo, a Opep) impediu o desenvolvimento do novo país e pôs fim ao projeto de separação dos ibos, já que tal divisão poderia trazer problemas para essas empresas.
Ao final do conflito, cerca de 1 milhão de biafrenses, quase todos ibos, haviam morrido, vitimados pela fome ou por doenças. A Nigéria, contudo, continuou como palco de golpes de Estado, liderados por chefes militares, o que tem tornado difícil a superação dos seus graves problemas internos.

Um comentário:

Unknown disse...

Acabo de postar esse hein beth!
shauhasuhahus
oq eu posso pegar de populaçoes aqui??
vlw beth beijos