Olha o tempo...

domingo, 23 de novembro de 2008

CONTINUAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DO CADERNO/ SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO.

Na África e na Ásia, os níveis de urbanização são muito baixos. Os países com população predominantemente urbana representam exceções. Algumas tiveram influência de sociedades que usavam o Mediterrâneo, como os países da África do Norte (Egito, Tunísia, Argélia, Marrocos....), ou então economias dinamizadas pela indústria como a África do Sul ou mesmo os Tigres Asiáticos (Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong....) ou, ainda economias petrolíferas de exportação como os países do Golfo Pérsico no Oriente Médio.
Níveis de urbanização baixos não significam pequena população urbana. A China, que tem nível de urbanização de "apenas" 37%, é o país com a maior população urbana do planeta. - cerca de 480 milhões de pessoas!!! A Índia, com menos de 30% da sua populção vivendo em cidades, tem quase 290 milhões de habitantes no meio urbano.
A urbanização avança em todo o mundo. Nos países desenvolvidos, avança lentamente, pois a imensa maioria da população já vive nas cidades. Nos países subdesenvolvidos, avança rapidamente, sob o impacto do êxodo rural.. Os países mais pobres que ainda apresentam maioria da população no meio rural, exibem as maiores taxas de urbanização (porcentagem de crescimento da população urbana por unidade de tempo). As cidades em expansão exercem as funções de centros de comércio e serviços, oferecendo oportunidades de sobrevivência na economia informal. Também funcionam como pontes entre os mercados estrangeiros e a produção para exportação. O meio urbano se expande irreversivelmente, enquanto a velha sociedade rural se desintegra.

Nenhum comentário: