Olha o tempo...

domingo, 2 de novembro de 2008

FORMAS DE CONCENTRAÇÃO DO CAPITAL

1) TRUSTE - Reunião de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge uma nova empresa com poder maior de influência sobre o mercado. Geralmente tais organizações formam monopólios.


2) CARTEL - Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. As partes entram em acordo sobre o preço, que é uniformizado. Os cartéis prejudicam a economia por impedir o acesso do consumidor à livre concorrência e beneficiar empresas não-rentáveis. Tendem a durar pouco devido ao conflito de interesses.


3) HOLDING - Consiste no agrupamento de grandes sociedades anônimas . Neste caso, a maioria das ações de cada uma delas é controlada por uma única empresa, a Holding. Uma Holding geralmente é formada para facilitar o controle das atividades em um setor.

sociedades anônimas - designação dada às empresas que abrem seu capital e emitem ações que são negociadas em bolsa e valores.

4) DUMPING - Prática comercial que consiste em vender um produto ou serviço por um preço irreal para eliminar a concorrência e conquistar a clientela. Proibida por lei, pode ser aplicada tanto no mercado interno quanto no externo.


5) MONOPÓLIO - Um determinado setor que é controlado por um único vendedor. Alguns monopólios são instituídos com apoio legal para estimular a indústria nacional.

Nenhum comentário: