Olha o tempo...

domingo, 23 de novembro de 2008

A Iugoslávia: O vulcão dos Bálcãs


O território da Iugoslávia situava-se no Sudeste da Europa dentro da Península Balcânica. Enquanto existiu uma entidade nacional reconhecida internacionalmente, a iugoslávia possuía uma extensão de aproximadamente 255 mil Km2 (uma área um pouco maior que São Paulo - 248 mil Km2), e uma população de aproximadamente 25 milhões de habitantes (dados de 1991).

Até 1991 a Iugoslávia era composta internamente por seis repúblicas federadas.
  • Sérvia
  • Croácia
  • Eslovênia
  • Macedônia
  • Montenegro
  • Bósnia-Herzegovina, e duas regiões autonômas sob influência da república da Sérvia - Voivódina e Kosovo.

A Iugoslávia existiu como nação desde o final da primeira Guerra Mundial (1914/18) ATÉ 1991. Quando tomou forma um processo de desintegração do país, cujos contornos finais já foram definidos com a desintegração da Iugoslávia em vários países.


UM MOSAICO DE POVOS


A região da ex- Iugoslávia era habitada por vários povos. Os Sérvios eram o grupo mais numeroso, seguidos por Croatas, Eslovenos, Macedônios, Albaneses, Bósnios-Muçulmanos, além de minorias étnicas, sendo a mais numerosa a Montenegrina. O grupo dos Sérvios eram os mais disseminados pelo território da antiga Iugoslávia.

Os Sérvios eram Eslavos que chegaram a área no século VI e se converteram ao Cristianismo no contato com o Império Romano, estavam sobre influência de cristãos ortodoxos e utilizando um alfabeto Cirílico. Então, a Sérvia, a Macedônia e Montenegro, estavam sob o domínio do Império Bizantino (330-1453). Os Eslavos são um grupo étnico que compreende Russos, Ucranianos, Poloneses, Sérvios, Tchecos, Eslovacos.

O Império Romano do Ocidente manteve sob suas asas os Croatas, os Eslovenos e os Bósnios, povos que inicialmente conservaram o catolicismo e a escrita latina

A invasão Turca de 1389 (século XIV) - ocupou principalmente os territórios que hoje correspondem à Sérvia e a Bósnia, provocando a islamização, principalmente dos Bósnios. Já os territórios qur hoje correspondem à Eslovênia e à Croácia, estavam sob dominação da República de Veneza, de religião católica.

O objetivo dessas colocações iniciais de datas e nomes é para deixar três questões importantes:

  • A ex- Iugoslávia constitui uma área de fronteira ( e portanto de conflito) entre vários Impérios e culturas;

  • O "passa - passa" de territórios de mão em mão, sob o controle, ora de Bizantinos, ora Sérvios, ora Austríacos... criou um mosaico de povos.

  • Com a destruição do Império Otomano na segunda metade do século XIX, seus herdeiros geraram uma colcha e retalhos de povos, nacionalidades e religiões, que posteriormente iriam se efrentar em busca de novas fronteiras!!!

PALCO INICIAL DESSE CONFLITO:


- GUERRAS BALCÂNICAS (1912/13)

- PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914/18)


A formação do REINO dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, em 1918 constituído sob o patrocínio das potências vencedoras da primeira Guerra (França e Grã-Bretanha), foi fundamental para institucionalizar a MONARQUIA PARLAMENTAR.

Somente copiar as instituições dos países desenvolvidos não tiraria os novos Reinos da crise, mas sim construir estruturas sólidas. Isso o novo Reino não tinha.

No momento que Alexandre Kargeorgevic assumia o trono do novo Estado, as condições eram muito precárias:

  • 45% dos habitantes com mais de 10 anos de idade eram analfabetos;

  • A maioria da população se dedicava a agricultura;

  • 10% da força de trabalho estava empregada no artesanato e na indústria das maiores cidades Belgrado (Sérvia) e Zagrb (Croácia);

  • Cias Estrangeiras controlavam 80% do setor extrativo.

A dependência econômica e a instabilidade social não eram a única dor de cabeça do Rei Alexandre. A Sérvia era a dominadora e em dez anos de monarquia parlamentar, houve muita instabilidade. E, em 1929 o rei Alexandre com o apoio dos Sérvios dá um golpe de Estado. O país ganhava um novo nome IUGOSLÁVIA, ou terra dos Eslavos do Sul.


O TITOÍSMO

Em 1943 a Iugoslávia estava em plena Guerra Civil, e três forças se enfrentavam. Os CHETNIKS que eram pró-monarquistas, os USTACHIS ou "rebeldes" um grupo fascista da Croácia, a serviço da Alemanha, adotando políticas violentas de massacre aos Sérvios; e os PARTISANS, um grupo comunista liderado por Josip Broz Tito.

Em 1944 a vitória das tropas lideradas por Tito foi um marco, pois venceram a ocupação Alemã sem a ajuda Soviética. No ano de 1945, Tito derruba a monarquia e proclama a REPÚBLICA POPULAR DA IUGOSLÁVIA.

O marechal Tito não se alinhou à União Soviética, pois os PARTISANS eram contrários. Já que não contaram com a ajuda Soviética para vencer os Alemães e implantar o socialismo na Iugoslávia. Mesmo assim, Tito promoveu a socialização da economia e o centralismo estatal planificado


Um comentário:

Anônimo disse...

muito boa ah historia iugoslava , para os jovems como eu e conhecimento .