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domingo, 25 de outubro de 2009

TECNOLOGIAS E ESPAÇO GEOGRÁFICO

OBS: GABARITO DO CAPÍTULO 6 DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO LIVRO GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO DO AUTOR DEMÉTRIO MAGNOLI (ATUAL EDITORA).

O TEXTO

1. a) O aluno deve relacionar a localização das fábricas têxteis às margens dos rios à utilização de rodas d'água como fonte de energia para os teares hidráulicos.

b) Espera-se que o aluno observe que a máquina a vapor, os teares mecânicos e a siderurgia tinham como ponto em comum o consumo de carvão mineral, o que provocou a instalação das fábricas próximo às bacias carboníferas, pois o transporte ferroviário de carvão tinha custos elevados, que se tornavam proibitivos a distâncias muito longas.

c) O aluno deve indicar que o uso da energia elétrica na movimentação das máquinas e equipamentos libertou a indústria das localizações tradicionais, junto às bacias carboníferas e aos portos.

2. Espera-se que o aluno conclua que o uso do carvão como fonte de energia no transporte marítimo e ferroviário impulsionou a expansão imperial européia na Ásia e na África, com repercussões na unificação do mercado mundial, e possibilitou a implantação de sistemas de agricultura comercial em terras distantes dos portos marítimos e fluviais.

3. a) Espera-se que o aluno contemple, em sua definição de revolução tecnocientífica, o impacto das inovações no campo da informação, da biotecnologia e da produção de energia sobre a organização do espaço geográfico.

b) O aluno deve observar que as redes de comunicação atuais compreendem os avanços da informática, com impactos significativos no funcionamento de diversos setores da economia, como o setor financeiro, a indústria, os sistemas de administração pública e privada, e os serviços de transporte, saúde e educação.

4. O aluno deve afirmar que se trata de conglomerados empresariais que atuam em diversos países., instalando suas unidades de produção a fim de ampliar seu mercado e baratear custos. A maior parte das empresas transnacionais mantém um centro de decisões globais localizado no país sede, para o qual é repatriada uma parte dos lucros obtidos no mundo inteiro.

5. São verdadeiras apenas as afirmações a, b e d. As afirmações c e e são falsas.

c) A localização de unidades de produção em áreas próximas a reservas minerais e carboníferas foi uma necessidade do ciclo do carvão, ao longo do século XIX.

e) A atuação das empresas transnacionais se tornou complexa por causa da "revolução da informação", a qual repercutiu consideravelmente no poder de atuação de tais empresas sobre os mercados.

6. a) É importante que o aluno relacione a maior concentração de sedes de empresas financeiras nas cidades denominadas globais à importância desse setor na fase atual de organização da economia capitalista.

b) O aluno deve apontar a América Latina, a Oceania, a África, o Oriente Médio e o subcontinente indiano como regiões que não abrigam a sede de nenhuma das empresas financeiras. Os países citados no gráfico localizam-se na Europa - Itália (Trieste e Milão), Suécia (Estocolmo), Espanha (Bilbao e Santander), Alemanha (Stuttgart, Munique e Frankfurt), Países Baixos (Utrecht e Amsterdã), Bélgica (Bruxelas), Reino Unido (Edinburgo e Londres), Suíça (Zurique) e França (Paris) -, na Ásia - Japão (Osaka e Tóquio) e China (Pequim) - e na América do Norte - Estados Unidos (Norwalk, Charlotte e Nova York).

O CONTEXTO

1. a) Espera-se que o aluno estabeleça relação entre a valorização empresarial dos lugares e acrescente importância dos meios de comunicação e da informática.

b) O aluno deve apontar, entre outras, as cidades de Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

2. a) Espera-se que o aluno indique em sua definição de rede a circulação de fluxos de informação e de capital, principalmente, entre diversos pontos do planeta que se conectam pelas redes de comunicação e de transporte.

b) O aluno deve observar que as redes de informação e de comunicação seguem a lógica do capital, o que se traduz por uma desigual distribuição nas diversas regiões do mundo.

3. O objetivo da atividade é propiciar uma reflexão aprofundada sobre as relações políticas e econômicas compreendidas pelas transformações no espaço geográfico mundial. Assim, espera-se que o aluno confronte os interesses econômicos das empresas transnacionais, de atuação mundial, com os relativos aos Estados nacionais.

4. O aluno deve indicar a cidade de Detriot, conhecida como a "capital nacional do automóvel" por abrigar a sede de empresas Ford, General Motors e Chrysler. Sua centralidade na rede de comunicações a torna mais atraente para a localização de um centro de gestão, que necessita dessa infraestrutura para o gerenciamento de suas unidades de produção.

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