Olha o tempo...

domingo, 25 de outubro de 2009

CIDADES GLOBAIS

OBS: INFORMAÇÕES SOBRE AS CIDADES GLOBAIS CLIQUE AQUI

As cidades globais são divididas em três níveis (alfa, beta e gama), de acordo com o poder de polarização de cada uma na economia global.
Quanto maiores a oferta de bens e serviços e a densidade e a qualidade de infraestrutura urbana, maiores são o poder ea influência de uma cidade global. Esses fatores determinam o número de pontos que cada cidade pode obter.
A pontuação máxima é 12, atingida por apenas quatro cidades - Nova York, Tókio, Londres e Paris -, que são os pólos da economia global. Chicago, Frankfurt, Hong Kong, Los Angeles, Milão e Cingapura, que vem logo abaixo, atingiram dez pontos. Essas são as dez cidades com melhor rede de serviços e de infraestrutura, as mais conectadas, portanto as que polarizam a economia mundial e ocupam o topo da hierarquia urbana. Por isso foram classificadas como cidades globais alfa.
As dez seguintes na hierarquia (pontuação de 7 a 9) foram chamadas de cidades globais beta, entre as quais aparece São Paulo, com 8 pontos.
As 35 cidades globais cujo fluxos e oferta de serviços são bem menores em comparação com os dois primeiros grupos foram chamadas de cidades globais gama (pontuação de 4 a 6). Existe ainda uma lista de 66 cidades que caminham para se tornar cidades globais (pontuação de 1 a 3). O Rio de Janeiro é uma delas, com 3 pontos.

OBS: CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA!

Nenhum comentário: