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segunda-feira, 9 de novembro de 2009

GABARITOS DOS CAPÍTULOS 7 E 15 DO LIVRO GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO DE DEMÉTRIO MAGNOLI EDITORA ATUAL

CAPÍTULO 7: A ENERGIA E O AQUECIMENTO GLOBAL

O TEXTO

1. a) O aluno deve indicar a substituição de petróleo por carvão quando os preços deste se elevam e o crescimento da economia chinesa baseado no consumo destes recursos.

b) O aluno deve indicar a expansão do consumo de gás por causa das inovações tecnológicas na geração termelétrica e da qualidade ambiental do gás natural, o qual gera menos emissões de gases de estufa.

2. e) A queima de combustíveis fósseis, como derivados do petróleo, ocasiona a emissão do dióxido de carbono.

3. a) O aluno deve explicar que se trata das reservas mais significativas do mundo, capazes de durar quase 80anos se mantidos os atuais volumes de consumo.

b) O aluno deve observar que o crescimento econômico chinês tornou esse país dependente de petróleo importado, sendo as reservas africanas extensas e pouco aproveitadas pelas nações do continente em razão do fraco desenvolvimento industrial. Além disso, outras grandes áreas produtoras, como o Oriente Médio e a Venezuela, abastecem principalmente os mercados da Europa, dos Estados Unidos e do Japão.

4. a) O aluno deve afirmar que se trata de um acordo internacional anexado à Convenção do Clima, que prevê a organização de uma política climática mundial a partir do estabelecimento de metas obrigatórias de cortes de emissões de gases de estufa, segundo o qual os países desenvolvidos contam com duas opções: o corte de suas emissões ou a compra de créditos de emissões.

b) Espera-se que o aluno afirme que o governo dos Estados Unidos considerou o tratado prejudicial aos interesses econômicos do país e criticou a ausência de metas obrigatórias de emnissões para os países em desenvolvimento.

5. São falsas as afirmações a, b, c e e.

a) O Japão não apresenta rios com grande volume de água.

b) A geração termelétrica é predominante em vários grandes produtores de eletricidade de fonte hídrica.

c) O gráfico informa a participação da geração de energia por usinas hidrelétricas e termelétricas no total da produção energética do país. Assim, não se pode inferir dados absolutos sobre a produção de enrgia nesses países com base no gráfico.

e) A energia hidrelétrica no Canadá corresponde a mais da metade da produção total da energia do país.

O CONTEXTO

1. a) O ponto-chave da questão é a inviabilidade econômica da exploração de petróleo encontrado em grandes profundidades, o que determina sua carência econômica, mas não física.

b) Espera-se que o aluno aponte os países do Oriente Médio, em especial a Arábia Saudita, que correspondem aos detentores das reservas mais duradouras de petróleo.

c) Espera-se que o aluno observe que os atuais conflitos políticos no Oriente Médio devem se agravar, já que os Estados Unidos, China e Japão e os países europeus, que dependem de importações regulares de petróleo, têm interesses vitais ligados às grandes áreas produtoras da região.

2. a) O aluno deve indicar os Estados Unidos. A diversificação da importação de petróleo torna o país menos vulnerável à interrupção do abastecimento por parte de um exportador, o que se traduz por uma oferta regular de petróleo para o país.

b) O aluno deve observar que os países da CEI, sob influência russa, são os maiores exportadores de petróleo para a União Européia.

c)Espera-se que o aluno relacione o fato de os países do Oriente Médio serem os maiores exportadores de petróleo para o Japão ao apoio desse país à estabilização do Iraque.

d) O aluno deve indicar os países europeus, já que o petróleo africano possui significativa participação nas importações européias.

3. a) Japão e Coréia do Sul são países de elevado desenvolvimento industrial, que carecem de combustíveis fósseis em seus territórios. Além disso, eles estão distantes das grandes áreas produtoras de gás naturale, portanto, dependem do fornecimento do produto por via marítima.

b) O aluno deve observar que Canadá e Estados Unidos são aliados geopolíticos e são signatários de acordos de livre-comércio. O fornecimento de gás à Europa pela Rússia sofre ameaças de interrupção em razão de seu uso como arma de negociação política com países vizinhos.


CAPÍTULO 15: POLÍTICAS ENERGÉTICAS

O TEXTO

1. a) O aluno deve observar que o consumo elétrico das indústrias no Brasil é intensivo em razão de uma estrutura marcada pela forte presença da metalurgia e dos preços relativamente baixos da energia elétrica.

b) O aluno deve apontar a opção brasileira pelo transporte rodoviário, em que são utilizados combustíveis derivados do petróleo, como a princiapl causa do voraz consumo energético desse setor.

2. O aluno deve observar que uma expressiva parcela da energia produzida no Brasil provém de fontes renováveis, com destaque para a hidreletricidade.

3. a) O aluno deve observar que a hidreletricidade depende de cursos fluviais com forte vazão e relevo em desníveis, onde se possa represar a água.

b) O aluno deve responder que a bacia do Paraná apresenta elevado potencial hidrelétrico e se encontra na região que concentra a maior parte do consumo de eletricidade no país. Além disso, na bacia do Paraná está localizada a usina binacional de Itaipu, respons´pavel por uma significativa parcela da produção energética brasileira.

c) Espera-se que aluno relacione a capacidade instalada à demanda no abastecimento industrial e demográfico, que se distribuem desigualmente pelo país.

d) O aluno deve apontar a usina de Tucuruí.

4. O aluno deve observar que a construção de novas usinas, ou a ampliação da capacidade hidrelétrica das existentes, compromete o abastecimento das cidades ao longo do rio, bem como os projetos de irrigação dessa região.

5. a) Espera-se que o aluno relacione o aumento recente da capacidade instalada em termelétricas à crise elétrica ocorrida no país nop fim da década de 1990 e à oferta de gás natural proveniente da Bolívia.

b) O aluno deve observar que a queima do gás natural traz menos impactos ambientais, porque gera menos liberação de gases de estufa.

c) Espera-se que o aluno aponte as negociações para a exploração do gás natural boliviano pela empresa estatal brasileira Petrobrás.

6. O aluno deve relacionar essa localização à distribuição da população e dos principais centros urbanos do país. Secundariamente, a localização das refinarias relaciona-se à localização dos campos petrolíferos, que se concentram na plataforma continental.

7. a) O aluno deve apontar a primeira crise do petróleo, na década de 1970, ocasião em que os barris atingiram valores bastante elevados.

b) Espera-se que o aluno relacione essa retomada à elevação recente dos preços do petróleo e à crescente preocupação ambiental com as emissões de gases de estufa.


O CONTEXTO

1. Espera-se que o aluno aborde questões como aintegração do território brasileiro, o desenvolvimento econômico associado à construção de obras de infraestrutura energética, seus enormes impactos socioambientais e a necessidade de preservação do domínio amazônico.

2. a) O aluno deve observar que se trata de uma usina gerida pelos governos paraguaio e brasileiro, sendo a venda do excedente paraguaio de enrgia uma das principais fontes de divisas para o país vizinho. Além disso, sua gestão marcou a intensificação da integração política e econômica entre os dois países, que depois se tornaram membros fundadores do Mercosul.

b) O aluno deve afirmar que a frase faz referência às condições naturais (volume e velocidade das águas), que permitem a operação da usina em níveis altíssimos de produção de energia.

3. O ponto central da questão diz respeito não apenas à produção energética, como também à repercussão das pesquisas sobre energia nuclear no desenvolvimento técnico- científico do país.

2 comentários:

Joao disse...

ola gostaria de saber se voce pode postar o gabarito do capitulo 14 desse mesmo livro
obrigado

Fernanda Tardin disse...

Bom Dia, Beth!

Vim agradecer a visita e o comentário. Volte quando quiser. Será sempre um prazer!
Parabéns pelo blog e pelas postagens.
Bjs...