Olha o tempo...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

GABARITO DO CAPÍTULO 16

O Sudeste da Ásia e os Tigres Asiáticos

Questões de compreensão

1. O espaço agrário no Sudeste Asiático caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades agrícolas, sobretudo da rizicultura. Há um grande predomínio de pequenas propriedades, que utilizam mão-de-obra familiar, além de um intenso aproveitamento do espaço para os cultivos.

2. As culturas são praticadas tanto nas partes mais baixas quanto nas mais altas das encostas das montanhas; porém, nas áreas mais íngremes são construídos terraços destinados ao cultivo. As lavouras também são influenciadas pelo clima da região. As chuvas de monções, de abril a outubro, enchem as várzeas de matéria orgânica e umedecem os terraços, favorecendo o desenvolvimento dos arrozais, que necessitam de umidade e temperaturas elevadas.

3. O aumento da concentração fundiária no Sudeste da Ásia decorre, principalmente, da expansão dos latifúndios monocultores, os quais produzem basicamente para o mercado externo.

4.Tigres Asiáticos é uma expressão utilizada para denominar os países daquele continente que, desde a década de 1970, apresentamaltas taxas de crescimento econômico, ou seja, Cingapura, Coréia do Sul, Hong Kong e Taiwan. A expressão Novos Tigres Asiáticos refer-se aos países do Sudeste Asiático que só mais recentemente iniciaram seus processos de industrialização: Malásia, Tailândia, Indonésia e Filipinas.

5. Entre os fatores que proporcionaram um rápido crescimento dos Tigres Asiáticos estão: a existência, nesses países, de mão-de-obra abundante e barata e com nível razoável de escolaridade; a superexploração da mão-de-obra; e a intervenção do Estado na economia através da isenção de impostos e pouco controle sobre o capital externo.

6. A melhoria nas condições de vida nos Tigres Asiáticos pode ser comprovada pela elevação dos padrões de consumo de suas populações, pela queda do analfabetismo, pela elevação da expectativa de vida, etc.

7. As origens da crise dos Tigres Asiáticos está relacionada: ao encarecimento da mão-de-obra no "velhos" Tigres; à diminuição drástica das importações japonesas e norte-americanas; ao crescimento econômico da China, coma abertura de sua economia; ao autoritarismo político de alguns Tigres; e à dependência desses países em relação às nações mais desenvolvidas. O fator que põe em risco a democracia na região é o autorismo político de alguns governos.

8. De maneira geral, o espaço geográfico no Sudeste Asiático caracteriza-se pela existência de grandes contrastes, predominando, em algumas áreas, um baixo nível tecnológico, como ocorre nos países que dependem essencialmente da agricultura. Por outro lado, vários países, como aqueles conhecidos como Tigres Asiáticos, são bem industrializados e, por isso, seus espaços são muito marcados pela preseça de atividades que empregam altas tecnologias.

Nenhum comentário: