Olha o tempo...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ECOSSISTEMA DO RIO DE JANEIRO: MANGUEZAL

Os manguezais são ecossistemas em terrenos baixos, costeiros com matéria orgânica em lenta decomposição com salinidade, lama, argila, água, fauna e flora. É uma região de estuário de transição entre o rio e o mar.

Os manguezais estão localizados em terrenos baixos, sujeitos à ação das marés e áreas abrigadas, como baías, estuários e lagunas. Eles apresentam grande concentração de sais, em função da variação das marés.
Os mangues apresentam vasas lodosas recentes, com baixo teor de oxigênio e alta salinidade, representando um fator limitante para a vida no manguezal. A salinidade tende a desidratar os seres, que precisam de um equilíbrio osmótico. Os seres dos manguezais possuem carapaças, estruturas especiais para suportar a elevada salinidade.
A alta decomposição da matéria orgânica por fungos e bactérias, faz com que o oxigênio seja consumido, tornando esse ambiente anaeróbico, liberando gases como o enxofre e fosfatos, daí o odor forte que ele exala.

A fauna presente nos manguezais são compostas por crustáceos, moluscos, aves e muitas espécies de peixes, que utilizam o manguezal como "berçário". Sua importância é muito grande , pois são importadores de compostos inorgânicos terrestres, produtores e exportadores de matéria orgânica, ou seja, alimentos para muitas espécies aquáticas costeiras.
No manguezal as espécies de vegetação mais encontradas são: o mangue vermelho (Rhizophora Mangle), como da imagem abaixo.

Encontramos também o mangue branco (Laguncularia racemosa) que apresenta raízes respiratórias (pneumatóforos) de menor porte que o mangue preto.

O mangue preto ou siriúba (Avicenia Schaueriana), são árvores de grande porte com pneumatóforos desenvolvidos.
A vegetação de mangue serve para fixar as terras, impedindo assim a erosão e ao mesmo tempo estabilizando a costa.
As raízes do mangue funcionam como filtros na retenção dos sedimentos.
Constitui importante banco genético para a recuperação de áreas degradadas .

UTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DOS MANGUEZAIS

Muitas atividades podem ser desenvolvidas no manguezal sem lhe causar prejuízos ou danos, entre elas:
Pesca esportiva e de subsistência, evitando a sobrepesca, a pesca de pós - larva, juvenis e de fêmeas ovadas.
Cultivo de ostras.
Cultivo de plantas ornamentais (orquídeas e bromélias).
Criação de abelhas para a produção de mel.
Desenvolvimento de atividades turísticas, recreativas, educacionais e pesquisa cientifica.

IMPACTOS AMBIENTAIS EM ÁREAS DE MANGUEZAL

Os principais fatores que causam alterações nas propriedades físicas, químicas e biológicas do manguezal são:

Aterro e Desmatamento
Queimadas
Deposição de lixo
Lançamento de esgoto
Lançamentos de efluentes industriais
Dragagens
Construções de marinas
Pesca predatória

PROTEÇÃO LEGAL DOS MANGUEZAIS

O manguezal, ecossistema bem representado ao longo do litoral brasileiro, é considerado, no Brasil, como de preservação permanente, incluído em diversos dispositivos constitucionais (Constituição Federal e Constituições Estaduais) e infraconstitucionais ( leis, decretos, resoluções, convenções). A observação desses instrumentos legais impõe uma série de ordenações do uso e/ou de ações em áreas de manguezal (Schaeffer-Novelli,1994).

Os manguezais são muito importantes!!!! Muitas espécies costeiras precisam desse ecossistema para se alimentar!!!! Vamos conservar!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: