Olha o tempo...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

GABARITO DO CAPÍTULO DE ÁGUAS OCEÂNICAS

Atividades da página 112.

1. Essa questão é pessoal. Podem ser citados a temperatura, a salinidade, alguns dos movimentos das águas e a vida marinha.

2. Esse fato ocorreu devido à ação das marés, movimentos diários de elevação e abaixamento do nível das águas oceânicas, provocadas pelas forças de atração que a Lua e o Sol exercem sobre a Terra.

3. É possível navegar com a ajuda das correntes marítimas porque elas são porções de água que se deslocam em várias direções, percorrendo determinadas trajetórias. Assim, a embarcação pode viajar impulsionada por essas águas.

4. A pesca artesanal apresenta uma produtividade menor porque é praticada com pequenos barcos e equipamentos rudimentares, ao contrário da pesca comercial, feita com embarcações modernas e instrumentos sofisticados, que permitem uma alta produtividade.

5. As águas oceânicas são importantes para o Brasil porque servem como vias de comunicação e transportes, fornecem alimentos, possibilitam o desenvolvimento da pesca, etc.

6. Isso pode ocorrer se as pessoas lançarem poluentes nos cursos d'água localizados no interior do continente, pois os rios carregam esses poluentes até os oceanos.

Um comentário:

dafizinha@ disse...

beth, vou sentir muitas saudades dos seus enormes textos para o estudo. Vou sempre dar aquela olhada no blog para estudar!!!
bjus, de sua aluna Dafna