Olha o tempo...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O trabalho e a terra no espaço rural brasileiro

Atividade da página 64.
Questões de compreensão

1. Pessoal

2. O texto se refere ao problema do êxodo rural, que vem ocorrendo devido às seguintes causasa: a perda da propriedade rural pelos pequenos agricultores, a mecanização das lavouras e a criação do Estatuto do Trabalhador Rural, em 1963, que aumentou os custos dos fazendeiros e levou à dispensa de muitos trabalhadores rurais.

3. Existem diferentes formas de trabalho no campo. As principais são aquelas compostas por mão-de-obra familiar, por posseiros, parceiros, arrendatários ou trabalhadores assalariados temporários.

4. Pelo fato de que o sucesso de uma reforma agrária depende das medidas de apoio e assistência aos trabalhadores rurais, sobretudo aos pequenos proprietários, para que eles não percam novamente as suas terras.

5. Plantio em curvas de nível, a construção de terraços, a preservação e a recuperação da vegetação das margens dos rios e lagos, a preservação da vegetação natural em morros, montanhas e serras.

Análise de ilustração

1. Você precisa falar da questão sobre concentração fundiária.

2. A realização de uma reforma agrária melhoraria as condições de vida de milhares de trabalhadores sem-terra e fazendeiros, aumentaria a produção de alimentos e diminuiria a pressão demográfica sobre as cidades, devido à contenção do êxodo rural.

Nenhum comentário: