Olha o tempo...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Estados Unidos: superpotência mundial

Atividades da página 77
Questões de compreensão
1. A variedade climática da América desenvolvida é um dos fatores que proporcionam a existência de formações vegetais bastante diversificadas, como a Tundra e a floresta Temperada nas regiões de clima mais frio, a Savana, a Estepe e a Pradaria nas áreas de clima mais quente, e as formações desérticas nas porções de clima muito seco.

2. A ocupação do território da América desenvolvida foi realizada por meio de colônias de exploraçãoe, sobretudo, por colônias de povoamento. A implantação de colônias de povoamento nos lugares onde os colonizadores tinham o objetivo de se fixar definitivamente foi um dos principais fatores que, mais tarde, colaboraram para que tanto os Estados Unidos quanto o Canadá alcançassem um grande desenvolvimento sócioeconômico.

3. A América desenvolvida foi ocupada por colônias de exploração e por colônias de povoamento. As primeiras se caracterizaram pela intensa exploração da terra e pela pilhagem de recursos naturais, servindo exclusivamente aos interesses das metrópoles. As colônias de povoamento, por sua vez, foi onde os imigrantes colonizadores se fixaram e desenvolveram seus próprios meios de sobrevivência, como a agricultura, o artesanato, a pecuária, etc.

4. A existência de imensas jazidas de carvão e de ferro no Nordeste dos Estados Unidos alavancou o desenvolvimento da atividade industrial na região, sobretudo após a construção das primeiras siderúrgicas e metalúrgicas.

5. A Segunda Guerra Mundial serviu para consolidar ainda mais a emergência dos Estados Unidos como potência econômica mundial. Isso foi propiciado por dois fatores principais: a escassez de produtos nos ´países europeus arrasados pela guerra, o que levou esses países a recorrer às importações norte-americanas, acelerando o crescimento econômico desse país; e a ajuda financeira que os Estados Unidos destinaram à reconstrução dos países europeus, o que contribuiu para que esses países se tornassem mais dependentes da economia norte-americana.

6. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos afirmaram sua hegemonia econômica no mundo, e o dólar norte-americano estava tão valorizado que se tornou a moeda de referência no mercado internacional. Assim, o valor das mercadorias comercializadas entre os países passou a ser definido cooforme a cotação dessa moeda no mercado mundial.

7. Os Estados Unidos interferem no comércio internacional bloqueando a entrada de determinados produtos em seu mercado interno, aplicando sanções econômicas, embargos e bloqueios comerciais aos países que contrariam seus interesses,. etc. Um exemplo disso é o bloqueio comercial a Cuba.

8. Pessoal.

9. Os Estados Unidos fazem intervenções militares e guerras, como as do Golfo (1991), Afeganistão (2001) e Iraque (2003), constroem bases de suas forças armadas em diversos países, etc.

Análise de texto

1. O texto mostra como a cultura norte-americana está difundida no Brasil, principalmente por meio de expressões que estão cada vez mais presentes na linguagem do nosso dia-a-dia, caracterizando a chamada "invasão" cultural norte-americana.

2.Essa invasão é propiciada pelo rádio, pela TV, entre outros. Ela está expressa em músicas, filmes, fachadas de estabelecimentos comerciais, propagandas publicitárias, programas de televisão, entre outros...

3. O texto apresenta a posição daqueles que consideram natural a influência de uma cultura sobre a outra, já que vivemos num mundo globalizado. Para outras pessoas, porém, o uso exagerado de expressões estrangeiras faz a língua portuguesa sofrer de "falta de personalidade".

4. Pessoal - músicas norte-americanas de grande sucesso, filmes, hábitos como fast food, delivery etc...

Nenhum comentário: