Olha o tempo...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O espaço geográfico norte-americano

Atividades da página 89
Questões de compreensão

1. O índice relativamente baixo da PEA empregada na indústria norte-americana deve-se principalmente ao avançado estágio tecnológico do setor industrial do país,amplamente dominado pela automação e robotização das linhas de produção, o que diminui a necessidade de mão-de-obra.

2. Embora os Estados Unidos sejam um dos maiores produtores de recursos energéticos e minerais do mundo, a produção desses recursos não é suficiente para suprir o elevado consumo de seu imenso parque industrial; por isso, esse país recorre às importações.

3. Nas últimas décadas, o Nordeste dos Estados Unidos tem enfrentado uma forte crise, gerada por fatores como a produção de aço a custos mais baixos em países subdesenvolvidos industrializados e também a forte concorrência de produtos japoneses, europeus e dos Tigres Asiáticos. O envelhecimento das próprias indústrias e o encarecimento da mão-de-obra também contribuíram para a diminuição da produção industrial no Nordeste dos Estados Unidos. Por outro lado, as regiões Sul e Oeste do país passaram a atrair muitos investimentos, sobretudo aqueles ligados ao desenvolvimento das indústrias de alta tecnologia, como as de informática, telecomunicações, eletrônica, aeroespacial e de química fina. O Sul também se destacou pela expansão da exploração petrolífera, e o Oeste, pela implantação de indústrias armamentistas e de aviação militar.

4. Os grandes avanços tecnológicos que marcaram o desenvolvimento da atividade industrial norte-americana repercutiram diretamente na organização do espaço agrário do país, pois levaram o campo a um intenso processo de modernização, mediante o emprego de máquinas e implementos agrícolas, como tratores, arados, colheitadeiras, fertilizantes e vacinas.

5. A distribuição agropecuária nos Estados Unidos caracteriza-se pela existência de regiões, ou belts (cinturões), especializadas na produção de certos gêneros. O ranching belt, localizado no Centro-Oeste dos Estados Unidos, destaca-se pelo desenvolvimento da pecuária e pela presença de algumas áreas irrigadas. O Wheat belt, que se estende pela porção centro-norte do país, possui grandes monoculturas de trigo. NO cotton belt, área do sudeste dos Estados Unidos, cultuva-se principalmente o algodão. O dairy belt, situado no extremo nordeste do país, destaca-se pela pecuária leiteira e pela policultura, principalmente de hortaliças, frutas e legumes. O corn belt localiza-se na porção centro-leste dos Estados Unidos e destaca-se pela produção de milho associada à criação de suínos.
Outras áreas do país não formam propriamente um cinturão, mas possuem características agropecuárias próprias, como é o caso da porção que se estende do centro ao leste do país, a qual se destaca a policultura, e também do extremo sudeste, onde predominam culturas de clima mais quente, como arroz, cana-de-aç~ucar e frutas cítricas.
Comparando-se os mapas da indústria e da agropecuária nos Estados Unidos, a área do Mnufacturing belt onde se concentram as indústrias e os grandes centros urbanos do país) praticamente coincide com a área do dairy belt (onde a produção agrpopecuária é destinada ao abastecimento das cidades).

6. As semelhanças do processo de modernização do campo norte-americano em relação ao brasileiro reside principalmente na dispensa da mão-de-obra rural, que foi substituída pelas máquinas na medida em que houve a mecanização das propriedades, ocorrendo uma intensa migração de trabalhadores do campo para as cidades. A princial diferença entre esses processos é o fato de que nos Estados Unidos as cidades absorveram de forma razoável o afluxo de trabalhadores do campo, enquanto no Brasil o êxodo rural provocou o crescimento desordenado das cidades.

Nenhum comentário: