Olha o tempo...

terça-feira, 17 de maio de 2011

Gabarito das perguntas do caderno.

Pessoal do nono ano, são propostas de respostas. Veja se a sua se encaixa no perfil ou se viajou demais!!!!!

OBS: Perdi a numeração se estiver faltando alguma me avisem até o dia da prova!!!

5. O que é Globalização? Falar do fenômeno econômico, cultural interligando os diferentes lugares. O texto é com vc!!

6. Quando começou? Falar das Grandes Navegações do século XV, mas não com o nome Globalização. Era o Mercantilismo ou capitalismo comercial.

7. Quando começa a a celerar o processo?
A partir da segunda metade do século XX, com a chegada de novas tecnologias, evolução dos transportes e das telecomunicações. O floreado é com você!!!!

8. Quais as tecnologias do processo de globalização?
Ressalte a robótica, microeletrônica, energia nuclear, eólica, solar, biocombustíveis (etanol), biotecnologia...

9.Quais os pontos positivos?
Falar da maior opção de produtos para os compradores, maior facilidade de comunicação entre os países... maior acesso a cultura de outros povos.

10. Quais os pontos negativos?
perda da identidade de um povo, os produtos com "tecnologia" mais atrasada (obsoleta) acabam sendo descartados..

11. A que se refere a revolução técnico-científica e informacional ou terceira Revolução Industrial?
Se refere a uma época de tecnologias muito avançadas.. trabalhe com essa idéia e fale do avanço nos transportes e co,municação. mole, né??

12. O que vem a se desemprego estrutural?
Destaca que a tecnologia, a máquina "tira" o emprego do homem.

13. O que significa Outsourcing?
Falar de tercerização. Como exemplo os serviços de telemarketing lá da Índia, lembra?

14. Quais as causas do desemprego na atualidade? Falar da exigência da mão de obra qualificada
do desemprego estrutural (máquina) e falar da tercerização.

15. O que são Multinacionais?
Empresas cujas sedes se localizam em países desenvolvidos principalmente. EUA, JAPÃO, continente Europeu...

16. Os exemplos de multinacionais, aí você pesquisa, né?

17. Diferencie uma Multinacional de uma Transnacional.

MULTINACIONAIS :são empresas que mantêm filiais em vários países do mundo, comandadas a partir de uma sede situada no país de origem..

TRANSNACIONAIS :são empresas cujas filiais não seguem as diretrizes da matriz, pois possuem interesses próprios e às vezes conflitantes com os do país no qual se originaram .

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O trabalho e a transformação da natureza e do espaço geográfico geográfico

Atividades da página 32.

1. Como exemplos de trabalho, podem ser citados: o dos professores (setor terciário - prestação de serviços); o dos metalúrgicos (setor secundário - indústria), o dos agricultores (setor primário - agricultura), o dos vendedores do comércio ( setor terciário - comércio) etc.

2. Além da sobrevivência almejada pelas sociedades nômades, as sociedades capitalistas visam à obtenção de lucro e à acumulação de capaital (dinheiro, bens móveis e imóveis). Outra característica que distingue as sociedades capitalistas das sociedades nômades e agrícolas diz respeito às técnicas dominadas por essas respectivas sociedades. Outro aspecto relevante é o fato de que a sociedade capitalista está dividida em classes sociais (os capitalistas ou donos dos meios de produção e os trabalhadores em geral), enquanto nas sociedades agrícolas e nômades os meios de produção são bens da comunidade.

3. A acumulação de capital é um mecanismo que permite a própria existência e reprodução do sistema capitalista. Essa acumulação ocorre com a geração de lucro decorrente do aumento da produção e da diminuição de seus custos.

4. A divisão social do trabalho é caracterizada pela divisão de tarefas entre pessoas de um grupo ou comunidade, ou seja, cada membro é responsável pela realização de um tipo diferente de trabalho.

5. É por meio dos avanços tecnológicos que os capitalistas conseguem ampliar a produção das mercadorias diminuir seus custos e, consequentemente, aumentar a acumulação de capital.

6. A Revolução Industrial foi um período histórico que transcorreu no século XVIII e foi marcado pela construção das primeiras máquinas a vapor, as quais permitiram a mecanização da produção. A Revolução Industrial marcou a emrgência de um novo modelo de sociedade, a sociedade capitalista industrial, à qual pertencemos.

7. Os recursos tecnológicos interferem diretamente nas tarefas realizadas pelos trabalhadores quando, por exemplo, um agricultor, um metalúrgico e um bancário podem ter suas funções redefinidas mediante o emprego de novas tecnologias nessas atividades, como trator e implementos agrícolas, robôs e caixas eletrônicos, respectivamente.

8. A atividae industrial espalhou-se por quase todo o mundo, tornando-se a principal atividade econômica desenvolvida pelo ser humano, passando, inclusive, a subordinar os outrso setores de atividades (agrícola, extrativo, comercial e de serviços) às suas necessidades de produção.

9. Essa é pessoal e você deve ressaltar como a transformação do espaço geográfico decorre da necessidade de alguma ativiadde econômica, e ressaltar as transformações que essa
necessidade provocou na paisagem.


BOA PROVA!!!!!!!!!