Olha o tempo...

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O trabalho e a transformação da natureza e do espaço geográfico geográfico

Atividades da página 32.

1. Como exemplos de trabalho, podem ser citados: o dos professores (setor terciário - prestação de serviços); o dos metalúrgicos (setor secundário - indústria), o dos agricultores (setor primário - agricultura), o dos vendedores do comércio ( setor terciário - comércio) etc.

2. Além da sobrevivência almejada pelas sociedades nômades, as sociedades capitalistas visam à obtenção de lucro e à acumulação de capaital (dinheiro, bens móveis e imóveis). Outra característica que distingue as sociedades capitalistas das sociedades nômades e agrícolas diz respeito às técnicas dominadas por essas respectivas sociedades. Outro aspecto relevante é o fato de que a sociedade capitalista está dividida em classes sociais (os capitalistas ou donos dos meios de produção e os trabalhadores em geral), enquanto nas sociedades agrícolas e nômades os meios de produção são bens da comunidade.

3. A acumulação de capital é um mecanismo que permite a própria existência e reprodução do sistema capitalista. Essa acumulação ocorre com a geração de lucro decorrente do aumento da produção e da diminuição de seus custos.

4. A divisão social do trabalho é caracterizada pela divisão de tarefas entre pessoas de um grupo ou comunidade, ou seja, cada membro é responsável pela realização de um tipo diferente de trabalho.

5. É por meio dos avanços tecnológicos que os capitalistas conseguem ampliar a produção das mercadorias diminuir seus custos e, consequentemente, aumentar a acumulação de capital.

6. A Revolução Industrial foi um período histórico que transcorreu no século XVIII e foi marcado pela construção das primeiras máquinas a vapor, as quais permitiram a mecanização da produção. A Revolução Industrial marcou a emrgência de um novo modelo de sociedade, a sociedade capitalista industrial, à qual pertencemos.

7. Os recursos tecnológicos interferem diretamente nas tarefas realizadas pelos trabalhadores quando, por exemplo, um agricultor, um metalúrgico e um bancário podem ter suas funções redefinidas mediante o emprego de novas tecnologias nessas atividades, como trator e implementos agrícolas, robôs e caixas eletrônicos, respectivamente.

8. A atividae industrial espalhou-se por quase todo o mundo, tornando-se a principal atividade econômica desenvolvida pelo ser humano, passando, inclusive, a subordinar os outrso setores de atividades (agrícola, extrativo, comercial e de serviços) às suas necessidades de produção.

9. Essa é pessoal e você deve ressaltar como a transformação do espaço geográfico decorre da necessidade de alguma ativiadde econômica, e ressaltar as transformações que essa
necessidade provocou na paisagem.


BOA PROVA!!!!!!!!!

Nenhum comentário: