Olha o tempo...

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

REGIÃO NORDESTE



A INDÚSTRIA DA SECA

A seca no Nordeste é um problema muito antigo, aumentando cada vez mais a miséria e pobreza da população. Enquanto ela existir, os políticos e poderosos irão se aproveitar, principalmente em épocas eleitorais.
Os recursos destinados a tentar minimizar o flagelo da seca, muitas vezes é destinado para outros fins, e esse mau aproveitamento do dinheiro por parte dos latifundiários (grandes proprietários) e péssimos políticos, só faz alimentar a denominada "indústria da seca".


Criança morta - Portinari


A TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO

ASPECTOS POSITIVOS DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

ASPECTOS NEGATIVOS DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

  • LEVARÁ ÁGUA À POPULAÇÃO POBRE DO SERTÃO
  • VAI BENEFICIAR EMPRESAS E GRANDES PROPRIETÁRIOS QUE FAZER AGRICULTURA PARA EXPORTAÇÃO
  • O DESVIO D’ÁGUA NÃO SERÁ SUFICIENTE PARA PREJUDICAR AS ATIVIDADES ECONÔMICAS
  • PROBLEMAS AMBIENTAIS DEVIDO O DESVIO DAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO
  • GERAÇÃO DE EMPREGOS
  • PROBLEMA NA GERAÇÃO DE ENERGIA HIDRELÉTRICA DEVIDO A DIMINUIÇÃO DO NÍVEL DE ÁGUA DO RIO
  • REVITALIZAÇÃO DE CIDADES AO LONGO DA ÁREA DE TRANSPOSIÇÃO
  • IMPACTOS SOBRE RESERVAS INDÍGENAS E DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

A formação e a transformação do relevo

Gabarito do capítulo 10 do sexto ano!!!!! (página 110)

1) Questão pessoal

2) O movimento comentado é o das placas litosféricas ou tectônicas. Esse movimento é provocado pelo calor do interior das Terra, que faz o magma circular abaixo da crosta em grandes correntes (as correntes de convecção). Nos lugares da crosta onde as placas tectônicas se chocam, a direção das correntes é convergente; nos lugares onde as placas se afastam, a direção das correntes no manto é divergente.

3) Entre os tipos de relevo formados pelas dobras e falhas, estão as montanhas, as escarpas e os vales.

4) Não existe atividade vulcânica no Brasil, pois o país encontra-se no centro de uma placa litosférica, uma área considerada geologicamente estável.

5) O mito se refere aos terremotos ou abalos sísmicos. Esse fenômeno ocorre devido, por exemplo, ao deslocamento de placas ou, ainda, às erupções vulcânicas.

6) Pessoal

7) A vegetação protege os solos da erosão, pois impede o impacto direto da chuva, permitindo que a água se infiltre no solo e escoe lentamente para as partes mais baixas do relevo. Entre as práticas que provocam a aceleração dos processos erosivos, estão o desmatamento, a aplicação de técnicas de cultivo e de criação que não protegem os solos e s escavação de minas.

Análise de fotografia

1) Por meio da escavação, aprofundando e desmontando o relevo.

2) O principal fator externo que pode estar atuando na transformação desse relevo é a ação das águas das chuvas, pois a superfície está totalmente desprotegida devido à ausência de vegetação.

3) pessoal. Podem ser citadas a construção de vias de transporte e de barragens de hidrelétricas, a terraplanagem para construções, entre outras atividades.

4) Pessoal. Garimpos são locais onde se pode encontrar e também explorar pedras, como o diamante, e minérios, como o ouro. Os trabalhadores desses locais são chamados de garimpeiros.

As águas continentais

Pessoal do sexto ano seguem as questões da apresentação do grupo do dia 11 de Novembro.
Responder e enviar para o seguinte e-mail: ethurler@prof.educacao.rj.gov.br


RECEBIMENTO ATÉ O DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2010.

  1. A água corre em filetes, em córregos, para o esgoto da rua, e estanca, e se acumula. [...] Depois oculta-se, desaparece, torna-se idêntica ao ar, respira-se. [...]

Jaime Sabines. In: O Correio da Unesco, ano 27, n. 4. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, abril/1999.

Em quais estados físicos da matéria a água é descrita no texto acima? Em que outro estado físico a água pode se apresentar? Diga onde a água pode ser encontrada em cada um desses estados na natureza.

2. Imagine-se um praticante de canoagem que vai fazer um passeio no final de semana por um rio de seu município. Escreva uma narrativa contando sua aventura na descida do rio, utilizando termos que você aprendeu na apresentação das águas continentais.

3. [...] O rio no verão ficava seco de se atravessar a pé enxuto. Apenas, aqui e ali, pelo seu leito,formavam-se grandes poços, que venciam a estiagem.

José Lins do Rego.Menino de engenho. Rio de Janeiro, José Olympio, 1978.

O texto citado se refere ao rio Paraíba, localizado no estado do mesmo nome, no Nordeste brasileiro. Comente sobre o regime deste rio, segundo sua descrição.

4. Qual é a influência do relevo na formação das bacias hidrográficas?

5. As águas continentais, tanto subterrâneas quanto da superfície, possuem inúmeras utilidades essenciais para a vida dos seres humanos. Escolha uma dessas utilidades e represente-a através de um imagem (pode pesquisar na internet essa figura). Em seguida, produza uma legenda explicando sua importância.

Poluição atmosférica e clima

Pessoal do sexto ano seguem as questões da apresentação do grupo do dia 11 de Novembro.
Responder e enviar para o seguinte e-mail: ethurler@prof.educacao.rj.gov.br


RECEBIMENTO ATÉ O DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2010.

  1. Explique como ocorre a chuva ácida e mostre algumas ações que evitariam esse problema.
  2. Imagine que, no supermercado, um consumidor distraído escolha um spray que contenha gás CFC. Que argumentos você usaria para convencê-lo a levar um produto livre desse gás?
  3. O efeito estufa é um fenômeno provocado apenas pelas atividades humanas? Explique.
  4. A sujeira e a fumaça estão conseguindo o impossível: pássaros morrendo por falta de ar, peixes morrendo de sede no mar. Ulisses Tavares O que a frase acima quer dizer no trecho " pássaros morrendo por falta de ar"?
  5. "Qual a melhor solução para diminuir a poluição do ar?" Se lhe fosse feita essa pergunta em uma pesquisa de opinião pública, que resposta você daria?


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O tempo, o clima e as paisagens terrestres

Pessoal do sexto ano seguem as questões da apresentação do grupo do dia o5 de Novembro.
Responder e enviar para o seguinte e-mail: ethurler@prof.educacao.rj.gov.br


RECEBIMENTO ATÉ O DIA 12 DE NOVEMBRO DE 2010.

1) Quando se diz " o tempo amanhã será de muita chuva" ou "fará muito frio nos próximos dias", é feita a previsão do tempo ou do clima? Responda som base no que você aprendeu sobre a diferença entre tempo meteorológico e clima.

2) De acordo com o que você estudou, as previsões do tempo são muito importantes para a sociedade. Cite três exemplos que comprovam essa importância.

3) Suponha que no município onde você mora o tempo atmosférico esteja sob a influência de uma massa de ar tropical marítima. No entanto, a previsão meteorológica anunciou a chegada de uma massa de ar polar muito forte nessa região, para o dia seguinte. O que pode acontecer com o tempo atmosférico em seu município nas próximas 24 horas? Explique por quê.

4) Eis uma chuvinha; você está na rua, você abre o guarda-chuva; basta. A que serve dizer: "Outra vez esta chuva chata!", que nada faz às gotas de água, nem à nuvem, nem ao vento. Por que não dizer logo: " Ó que boa chuvinha!"
Alain. "Considerações sobre a felicidade". In: Paulo Róani (org). Dicionário universal Nova Fronteira de citações. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
O autor dessa citação fala de um tipo de comportamento que muitas pessoas têm com relação aos fenômenos atmosféricos o de se aborrecer com a chuva, dizendo que ela é inconveniente ou que o tempo está ruim. Faça o contrário, enumerando os benefícios que a chuva pode trazer.

As águas oceânicas

Pessoal do sexto ano seguem as questões da apresentação do grupo do dia 05.
Responder e enviar para o seguinte e-mail: ethurler@prof.educacao.rj.gov.br


RECEBIMENTO ATÉ O DIA 12 DE NOVEMBRO DE 2010.




1. Algumas pessoas instalaram seus guarda-sóis nas areias da praia, a uma certa distância da água do mar. Horas mais tarde, o mar atingiu o lugar em que estavam, obrigando-as a se afastarem. O que aconteceu com a água do mar? Explique por que isso ocorre.

2. Em 1492, navegadores europeus chegaram ao continente americano. Nessa viagem, comandada por Cristóvão Colombo, eles contaram com a ajuda de ventos e de correntes marítimas que impulsionaram suas embarcações. Explique por que é possível navegar com a ajuda das correntes marítimas.

3. A produtividade da pesca artesanal é muito pequena, se comparada à da pesca comercial. Justifique essa afirmação.

4. Cite alguns aspectos que demonstram a importância das águas oceânicas para o Brasil.

5. As pessoas que moram em áreas do interior do continente também podem ser responsáveis pela poluição das águas oceânicas. Conte como isso acontece.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O espaço urbano brasileiro

Galera do sétimo ano!!!! ATENÇÃO!!!!! Segue o gabarito da página 78!!!!!!!

Somente respostas.

Questões de compreensão:

1. O desenvolvimento da atividade industrial, após a década de 1930, atraiu milhares de trabalhadores do campo para as cidades.

2. O Brasil é um país urbano, industrial e agrícola porque a maior parte de sua população mora em cidades, e as atividades industrial e agrícola, que estão diretamente relacionadas, são muito importantes para a economia nacional.

3. a) Capital regional
b) Cidade global ou metrópole mundial
c) Centro local

4. A formação de uma megalópole ocorre quando duas ou mais regiões metropolitanas crescem até se unir, em uma imensa área urbanizada.

5. Pessoal.


Análise de texto

1. O joão-de-barro deparou-se com a poluição atmosférica, causada principalmente pela fumaça expelida pelas chaminés das fábricas e pelos veículos automotores.

2. 3. 4. Respostas pessoais que abordem o que foi solicitado!!!!

QUALQUER DÚVIDA ME PROCUREM!!!!!


TIPOS DE CLIMA

Pessoal do sexto ano seguem as questões da apresentação do grupo de hoje.
Responder e enviar para o seguinte e-mail: ethurler@prof.educacao.rj.gov.br


RECEBIMENTO ATÉ O DIA 08 DE NOVEMBRO DE 2010.


  1. Existem grandes diferenças de temperatura entre as porções norte e sul do território brasileiro, principalmente no inverno. Em Fortaleza (CE), por exemplo, a temperatura média no mês de julho é de aproximadamente 26 graus Celsius, enquanto em Florianópolis (SC), nesse mesmo período, a temperatura média chega apenas a 16 graus Celsius. Por que isso ocorre?
  2. James Glaisher foi um balonista que viveu na Inglaterra entre os séculos XIX e XX. Em suas inúmeras viagens descobriu que, conforme o balão ganhava altitude, a temperatura do ar diminuía. Explique a ocorrência desse fenômeno.
  3. Explique como as correntes marítimas podem influenciar o clima de várias regiões da Terra.
  4. Estabeleça a relação entre a vegetação da floresta Amazônica e as abundantes chuvas que caem nessa região.
  5. Escolha, para casa tipo de clima que atua no Brasil, pelo menos três palavras-chave que os caracterizem.