Olha o tempo...

sábado, 15 de março de 2008

Domínios naturais

Segue nesse momento o restante da correção do capítulo sobre Domínios Morfoclimáticos. Somente as respostas.

5) As espécies vegetais características do cerrado são aquelas capazes de resistir às queimadas naturais, que funcionam como fator limitante. Por essa razão, as queimadas são um dos fatores aventados para explicação do surgimento da família de ecossistema que compõe o cerrado.

6) a. Os solos ricos mencionados, conhecidos como terra roxa, são resultantes do derrame basáltico ocorrido na Bacia do Paraná durante a Era Mesozóica.

b. Na Amazônia, os detritos acumulados no chão da floresta _ toneladas de folhas, frutos e flores em processo de decomposição _ funcionam como um reservatório de nutrientes orgânicos e minerais. Assim, a floresta nutre-se dela mesma e pode existir apesar da predominância de solos ácidos e de baixa fertilidade.

7) a. A irregularidade das precipitações, a presença de solos pouco profundos, a predominância de espécies vegetais decíduas e de rios intermitentes e sazonais figuram entre as principais características desse domínio.

b. O desmatamento para a formação de campos de cultivo e pastagens, o sobrepastoreio, a mineração e o uso de técnicas inadequadas de irrigação são responsáveis pelos princiapsi impactos ambientais de origem antrópica nesse domínio.

8) Os brejos podem apresentar formações florestais, tal como ocorre no exemplo da foto. Em contraste, os sertões secos apresentam predomínio de arbustos esparsos. Essa diferenciação paisagística associa-se às diferenças de solos, e, principalmente, de disponibilidade de água encontradas no interior do Domínio das Caatingas.

A questão 9 é a letra "E".

Nenhum comentário: