Olha o tempo...

segunda-feira, 28 de março de 2011

Perguntas do caderno (oitavo ano)

1. Os dois ambientes apresentam precipitações expressivas, sendo que na floresta temperada, as folhas são caducas(caem), pois constitui-se em uma adaptação da estação fria. Dessa maneira a ausência de folha requer menos energia dispendida.Na floresta tropical as árvores não caem (perenifólias), mas em função da grande umidade no ambiente tropical, elas precisam evapotranspiram em grande intensidade, daí a permanêncai das folhas nesse gasto de energia.



2. Os grandes herbívoros como zebras, girafas, elefantes, rinocerontes... precisam de grandes extensões para pastagem, e isso não seria possível em uma área arborícola de floresta. Ao passo que animais arborícolas como macacos, morcegos, lagartos, cobras... se adaptam muito bem a esse ecossistemas tão diverso e complexo como as florestas arborícolas.



3. A floresta se autoalimenta, pois ao produzir material orgânico, o mesmo se decompõem virando matéria orgânica e ao ser incorporada ao solo serve de "alimento" para as raízes se desenvolverem. Uma floresta rica sobre um solo pobre, pois o que sustenta a floresta é ela mesma, em um ciclo fechado de retroalimentação.



4. Devido a posição latitudinal, entre 55o e 70o de latitude Norte, essa vegetação não ocorre no hemisfério Sul.

Nenhum comentário: