Olha o tempo...

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ÁGUAS CONTINENTAIS

  1. A água corre em filetes, em córregos, para o esgoto da rua, e estanca, e se acumula. [...] Depois oculta-se, desaparece, torna-se idêntica ao ar, respira-se. [...]

Jaime Sabines. In: O Correio da Unesco, ano 27, n. 4. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, abril/1999.

Em quais estados físicos da matéria a água é descrita no texto acima? Em que outro estado físico a água pode se apresentar? Diga onde a água pode ser encontrada em cada um desses estados na natureza.

2. Imagine-se um praticante de canoagem que vai fazer um passeio no final de semana por um rio de seu município. Escreva uma narrativa contando sua aventura na descida do rio, utilizando termos que você aprendeu na apresentação das águas continentais.

3. [...] O rio no verão ficava seco de se atravessar a pé enxuto. Apenas, aqui e ali, pelo seu leito,formavam-se grandes poços, que venciam a estiagem.

José Lins do Rego.Menino de engenho. Rio de Janeiro, José Olympio, 1978.

O texto citado se refere ao rio Paraíba, localizado no estado do mesmo nome, no Nordeste brasileiro. Comente sobre o regime deste rio, segundo sua descrição.

4. Qual é a influência do relevo na formação das bacias hidrográficas?

5. As águas continentais, tanto subterrâneas quanto da superfície, possuem inúmeras utilidades essenciais para a vida dos seres humanos. Escolha uma dessas utilidades e represente-a através de um imagem (pode pesquisar na internet essa figura). Em seguida, produza uma legenda explicando sua importância.

OBS: Colar as perguntas no WORD, responder e enviar para o seguinte e-mail: eramoa@gmail.com com o nome do grupo.

Nenhum comentário: