Olha o tempo...

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Os complexos agoindustriais

Respostas dos exercícios do capítulo 9 - material de referência: Manual do professor do livro Projeto de ensino de Geografia - Geografia do Brasil de Demétrio Magnoli e Regina Araujo.

1. A agropecuária envolve apenas a agricultura e a criação de gado. Já o agronegócio abrange também o conjunto das cadeias produtivas alimentadas pela agropecuária, o que inclui diversos setores industriais, além dos sistemas de estocagem e distribuição. Por isso, corresponde a uma parcela significativamente maior do PIB.

2. LETRA " E "

3. No Brasil, o setor agropecuário liberou força de trabalho para os setores urbanos industriais, representa uma fatia importante do mercado das indústrias mecânicas, é fundamental para o equilíbrio da balança comercial e fornece alimento a custos razoáveis para as populações urbanas. Entretanto, os agricultores familiares e os trabalhadores rurais auferem rendimentos médios muito baixos, e são praticamente excluídos do mercado dos bens de consumo produzidos nas cidades.

4. Nesse período, o incremento da produção ocorreu principalmente em função do aumento da produtividade resultante de um conjunto de inovações tecnológicas, tais como a correção artificial da acidez do solo e a introdução de cultivares de maior rendimento.

5. A concentração da produção agropecuária nos estados do Centro-Sul pode ser explicada pela adoção de tecnologias modernas, que elevam a produtividade nessa porção do país. Além disso, essa região abriga grande parte dos mercados consumidores dos produtos da agropecuária voltados para o consumo interno.

6. O avanço da moderna agricultura sobre os cerrados só foi possível graças ao aumento da densidade técnica do setor, que permitiu a correção da acidez natural dos solos e produziu sementes adaptadas às características climáticas e pedológicas do ecossistema.

7. a) O gráfico mostra a relação entre o volume produzido, a área ocupada pela agricultura de grãos e a produtividade da terra, em cinco estados brasileirois.

b) A produtividade da terra é maior no Mato Grosso do que no Paraná ou no Rio Grande do Sul. Esse fato tem relação com a elevada densidade técnica que caracteriza a agricultura de grãos no Centro-Oeste, responsável pelo aumento significativo do preço da terra na região registrado nos últimos decênios.

8. Trata-se da técnica de cultivo em curvas de nível. Sua função é diminuir o impacto das enxurradas tropicais sobre os solos, de modo a atenuar os processos erosivos e evitar os prejuízos econômicos oriundos da perda de terras férteis.

9. Aplicada à agricultura, a expressão "erosão genética" refere-se à perda da diversidade genética que caracteriza as áreas de agricultura tradicional, devido à homogeneização promovida pelas novas tecnologias. Correntes importantes dos movimentos ambientalistas argumentam que a introdução de cultivares transgênicos de produtividade tende a acelerar esse processo.

Nenhum comentário: