Olha o tempo...

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Do interior à superfície terrestre

Respostas dos exercícios do capítulo 7, da página 67.

QUESTÕES DE COMPREENSÃO

1. Em primeiro lugar, essa viagem iria passar pela crosta terrestre ou litosfera. Nela, seriam constatadas sua pequena espessura, de cerca de 40 quilômetros, e sua composição, como o oxigênio, o silício, o alumínio e o ferro.
Após essa primeira etapa, seria observado o manto, em que o percurso da viagem seria de 2900 quilômetros, a uma temperatura de 3400 o C. Poderia ser observada sua composição (com materiais fundidos, constituídos basicamente de silício e magnésio). Por fim, chegando à parte central da Terra, o núcleo, seria possível observar que é composto de materiais como o ferro e o níquel, a temperatura de cerca de 6000 o C.
2. Conclui-se que era um ambiente marinho, de mar ou estuário, pois existem fósseis que podem comprovar tal afirmação.
3. Questão pessoal. Vocês podem citar objetos difrentes.
4. Os principais fatores naturais que agem na formação dos solos são: o calor solar, a ação das águas e dos ventos, além de seres vivos. O calor solar aquece a rocha durante o dia e ela se resfria durante a noite. Essas variações térmicas podem partir a rocha. A água reage com os minerais da rocha, produzindo ácidos que as corroem, enquanto o vento auxilia na dispersão de partículas. Os animais podem facilitar a penetração da água e as plantas abrem fendas e quebram as rochas.
5. Essa é uma questão pessoal, mas você pode como por exemplo, dizer que os solos são extremamente importantes para a sociedade porque, entre outras coisas, permitem o crescimento das plantas e das lavouras, que fornecem os mais variados alimentos (cereais, frutas, legumes, verduras, etc,) aos seres humanos.

Nenhum comentário: