Olha o tempo...

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Exercícios de Agentes externos


  1. Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.
    Com relação aos agentes externos que atuam sobre o relevo da superfície terrestre, é correto afirmar que:
    (01) O intemperismo físico corresponde ao processo pelo qual as rochas sofrem alterações de tamanho e forma, sem alterarem sua estrutura química.
    (02) O intemperismo físico é mais intenso nas regiões de clima quente e úmido que nas regiões de clima quente e seco.
    (04) O intemperismo químico é bem menor nas regiões de clima quente e úmido que nas de clima quente e seco.
    (08) As principais áreas de ocorrência de processos de deflação são os desertos e as praias, onde os grãos de areia são pouco consolidados.
    (16) A tendência geral dos rios é escavar o seu leito até que todo o seu curso atinja uma altitude muito próxima à de sua foz ou de seu nível de base.

    Soma = ( )

  2. Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.
    O solo, juntamente com outros elementos da natureza, é a base de toda vida no nosso planeta. Sobre as causas da sua destruição, julgue os itens a seguir.
    ( ) A principal causa da erosão do solo é a perda ou retirada da cobertura vegetal. O solo desnudado ou descoberto é um alvo fácil para a água da chuva e o vento exercerem sua ação erosiva e destruidora.
    ( ) A prática da queimada destrói apenas os microrganismos e não prejudicam os solos.
    ( ) A compactação dos solos causada pelo uso de equipamentos pesados na agricultura é um dos fatores de destruição do solo.

  3. Todas as alternativas apresentam conseqüências ambientais do desmatamento de regiões florestadas, EXCETO
    a) Diminuição na reflexão da energia solar nas áreas desmatadas.
    b) Intensificação da erosão pluvial nas encostas.
    c) Maior freqüência e volume das cheias nas planícies aluviais.
    d) Significativa alteração do ciclo hidrológico.
    e) Assoreamento dos canais fluviais.

  4. Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.
    Observando as proposições a seguir, podemos afirmar:
    ( ) O fator tempo possui importância considerável na formação do solo. Em determinadas condições, as reações químicas que originam o solo podem ser favorecidas, como no caso das temperaturas mais baixas.
    ( ) No sertão do Nordeste brasileiro os solos, geralmente, são muito espessos e a ocorrência de chuvas torrenciais torna-os pouco sujeitos à erosão.
    ( ) Na Zona da Mata nordestina ocorrem solos escuros denominados "massapê", de grande plasticidade em virtude do alto teor de argila.
    ( ) O solo é um complexo vivo elaborado na superfície de contato da crosta terrestre, com seus invólucros - atmosfera, hidrosfera - e formado de organismos vegetais e animais que lhes dão a matéria orgânica.
    ( ) Quando a água das chuvas tende a concentrar-se, formam-se pequenos sulcos e ravinas que, evoluindo, podem fazer desaparecer a camada de importância agrícola do solo.

  5. Sobre os agentes modificadores do relevo é incorreto afirmar
    a) Os agentes modificadores ou exógenos atuam incessantemente sobre o relevo terrestre, e conseguem modificar sensivelmente a paisagem geomorfológica através dos processos de erosão e de sedimentação.
    b) A decomposição química de certas rochas, provida pela ação lenta da umidade do ar, constitui o processo estático de erosão de maior eficiência.
    c) A erosão mecânica ou dinâmica manifesta-se pela desagregação das rochas produzidas pelas mudanças bruscas de temperatura, pelos ventos, chuvas, águas correntes e ondas do mar.
    d) A desagregação mecânica das rochas sob o efeito de mudanças térmicas da atmosfera manifesta-se com maior freqüência nas regiões de climas úmidos, onde as oscilações termométricas diurnas mostram-se acentuadas.
    e) No processo de sedimentação, todo o material residuário fornecido pelos altos relevos é transportado e deposita-se no fundo dos mares ou, em distâncias menores, no sopé das cristas montanhosas, nos fundos dos vales, nas margens dos rios etc.

Um comentário:

Giovanna disse...

Beth, vou colocar aqui minhas respostas. Você pode corrigir hoje ou senão lá no ORT antes do teste? Agredeço desde já. Giovanna
Questão 1: Soma (25)
Questão 2: V F V
Questão 3: Pelo o que me lembro da sua aula é a letra A, só que eu não entedi o porquê.
Questão 4: F F V V(não entedi o termo complexo vivo) V
Questão 5: c