Olha o tempo...

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Setores da economia






O conjunto de pessoas que praticam alguma atividade produtiva ou população economicamente ativa estão distribuídos nos três setores da economia, esses são: setor primário, setor secundário e setor terciário.
Extrativismo vegetal compõe o setor primário da economia.
• Setor primário esse ramo de atividade produtiva está vinculado ao desenvolvimento da agricultura, pecuária e o extrativismo (vegetal, animal e mineral). Esse setor em geral produz matéria-prima para o abastecimento das indústrias.

Indústrias integram o setor secundário da economia.



• Setor secundário atua no sistema industrial enquadrando a produção de máquinas e equipamentos, produção de bens de consumo, construção civil e geração de energia. Nesse caso o setor em questão atua no processamento da produção do setor primário, além de promover a distribuição dos produtos em forma de atacado.

Lojas varejistas se inserem no setor terciário da economia.
• Setor terciário está diretamente ligado a prestação de serviços (nesses estão professores, advogados e profissões liberais e comercio em geral. No caso do terciário fica diretamente ligado ao comercio varejista. Atualmente a distribuição da população economicamente ativa nos setores da economia sofreu uma significativa mudança, isso com o aumento do setor terciário. Em países centrais pesquisas revelaram que está ocorrendo uma profunda diminuição de pessoas que habitam as zonas rurais, esse processo tende a conduzir a população a se tornar praticamente urbana, a partir daí ingressar nos setores secundários e terciários. O mundo está atravessando a terceira revolução técnico-cientifico-informacional que consiste em uma supervalorização das informações, dessa forma as atuações econômicas contemporâneas estão aliadas às relações comercias e de informações e esses têm crescido de forma intensa. A partir das evoluções promovidas por tal revolução tecnológica os serviços se colocam gradativamente sofisticados, especializados e eficientes, além disso, outras atividades aumentaram suas atuações no mercado como a da telecomunicação e informática que cada vez mais absorvem pessoas para atuar nesses segmentos. O percentual elevado de uma população economicamente ativa inserida em um determinado setor da economia releva o desenvolvimento econômico e o índice de urbanização de um país. Quanto mais elevado o nível do terciário consequentemente sua população recebe uma variedade de serviços. Em nações de economias fragilizadas e países emergentes está ocorrendo um crescimento exacerbado no setor terciário.

Um comentário:

mel-s2-nbgdej disse...

gostei mto da materia, achei o ue prescisava.obrigada!!!