Olha o tempo...

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Proposta de gabarito para o teste de formações vegetais

ATENÇÃO ALUNOS DO OITAVO ANO!!!!! SEGUEM PROPOSTAS DE RESPOSTAS PARA AS PERGUNTAS FEITAS NO NOSSO TESTE SOBRE FORMAÇÕES VEGETAIS.

1. Como são os climas das regiões equatoriais e tropicais?

As florestas equatoriais desenvolveram-se sempre em clima úmido e quente, com mais de 1 500 mm de chuva e temperaturas médias entre 24º e 30ºC. Nas florestas tropicais a temperatura média anual é sempre em torno de 20 °C, a pluviosidade anual é de aproximadamente 1200mm.

2. Explique o que são as florestas perenifolias.

floresta temperada é perenifólia quando as folhas das árvores não caem por motivo de clima ou estações, caem somente quando a planta chega à senescência ou seca.

3. Explique o que são as florestas caducifólias.

A floresta temperada diz-se decídua ou caducifólia quando as suas árvores perdem as folhas periodicamente (outono/inverno). A queda das folhas está associada a uma adaptação das plantas na defesa contra a seca fisiológica, uma vez que o inverno, que dura cerca de três meses, é bastante rigoroso e a água congela no solo.

4. Explique o que são as Savanas.

Savana é uma formação vegetal onde predomina as gramíneas, pequenas árvores e arbustos que ficam em zonas de transição entre bosques e prados. Normalmente localizadas na África.

5. Na Europa e na Ásia elas são chamadas de Estepes. Como elas são chamadas na América do Norte e na América do Sul?

Na América do Norte são chamadas de Pradarias e na América do sul Pampas, principalmente no Rio Grande do Sul. Na Argentina e no Uruguais são chamados de Pradarias.

6. Explique porque as Estepes são consideradas faixas de transição.

Por que surgem na faixa de transição de climas úmidos (temperados ou tropicais) para os desertos.

7. Como é a diversidade animal nas regiões de Tundras?


Pouca diversidade animal e vegertal, devido ao frio intenso.Muitos ficam na região no período do verão e logo depois hibernam.

8. Por que a vegetação do deserto é chamada de xerófita?

As xerófitas são as plantas que vivem em regiões com pouca água. É uma planta adaptada ao clima seco.

9. Diferencie deserto de desertificação.

Deserto é umprocesso natural, caracterizado pela escassez de precipitação. A desertificação não. Ela ocorre devido ao mau uso da terra, tais como: monoculturas e pastoreio. Sendo assim é um processo antrópico.

10. Diferencie as Savanas tropicais, das temperadas, das mediterrâneas e montanhosas.

Savanas Tropicais e Subtropicais que são caracterizadas pela escassez de água, solo fértil, temperatura variável entre quente e seco e outra chuvosa com mamíferos, pássaros e insetos de diferentes espécies

Savanas Temperadas são caracterizadas por verão úmido e inverno seco, solo fértil e semi-árido com mamíferos, pássaros, répteis e insetos de diferentes espécies

Savanas Montanhosas são caracterizadas por evoluções e por condições climáticas variáveis. Em altitudes e plantas adaptadas.

Savanas Mediterrâneas são caracterizadas por solo pobre e semi-árido, vegetação endêmica constituída por chaparral, maquis ou garrigues.

Um comentário:

Anônimo disse...

yeahhh