Olha o tempo...

domingo, 7 de março de 2010

O ESPAÇO GEOGRÁFICO É TAMBÉM HISTÓRICO

A Geografia e a História são ciências que caminham juntas. Isto ocorre porque o espaço geográfico que estudamos varia de acordo com a época, ou seja, com o período histórico. Esta afirmação vale tanto para a história da natureza quanto para a história da sociedade.

Observe, por exemplo, as paisagens abaixo:


Pode-se constatar que houve mudanças no relevo, que ele se desgastou, e, também na vegetação. Mais tarde, você irá estudar tais mudanças. O certo é que constatamos através dessas imagens que a paisagem natural foi transformada em paisagem transformada pela ação do homem, para atender suas necessidades. Muitas vezes essas necessidades visam o lucro e a natureza passa a ser vista em segundo plano.

As paisagens culturais também variam de acordo com o momento histórico. Nas figuras abaixo, vemos três cidades bastante diferentes entre si. A primeira é Atenas, uma cidade surgida na Idade Antiga. A segunda, construída na Idade Média, século XVI, mostra a cidade de Bolonha na Itália. Na última, vemos Nova Iorque, uma cidade típica da Idade Contemporânea. Três cidades muito diferentes, que mostram sociedades diferentes, em três períodos históricos também muito diferentes.




Nenhum comentário: