Olha o tempo...

sábado, 12 de abril de 2008

Proposta de gabarito para as questões do livro

Para que seus estudos sejam bem feitos, segue aqui respostas sobre os exercícios da página 128 .
1. a) Nessa questão você deveria fazer um gráfico de barras, onde mostrasse o aumento vertiginoso da população da cidade de São Paulo.
b) No período, a capital paulista funcionou como foco da acumulação de riquezas gerada pelo complexo cafeeiro capitalista. Servindo como nó da conexão ferroviária entre o porto de Santos e o Oeste cafeeiro, a cidade atraiu os capitais gerados pela economia exportadora e aplicados nas finanças, no comércio e na indústria. Assim, tornou-se plataforma de um surto industrial vigoroso e o principal ponto de chegada da onda imigratória européia.
2. A depressão econômica mundial da década de 1930 contraiu os mercados consumidores e derrubou os preços do café. Exportações agrícolas e importações industriais desabaram simultaneamente. A nova crise cafeeira, ao contrário das oscilações anteriores de curta duração, representou o fim de uma época. A queda das importações de manufaturados possibilitou à indústria nacional crescer num ambiente razoavelmente protegido da concorrência estrangeira. Parte dos capitais oriundos do complexo cafeeiro passou a ser investido na indústria. Além disso, após a Revolução de 30, a oligarquia cafeeira já não estava no poder e o governo, pela primeira vez, interessava-se em promover o crescimento industrial.
3. O modelo de industrializção por substituição de importações foi o arcabouço do crescimento econômico brasileiro durante meio século, desde a década de 1930. O seu fundmento é a proteção do mercado interno através de barreiras alfandegárias e estímulos às indústrias instaladas no país. A sua meta consistiu na promoção da industrialização - através de investimentos nacionais, estatais e transnacionais - para a substituição dos bens industriais importados.
4. O texto destaca que, após as privatizações, a participação ds estatais na economia brasileira retrocedeu aos padrões vigentes no início do século XX, anteriores portanto à arrancada industrial do país. Setores tais como transporte e comunicações, por exemplo, eram alvos de investimentos externos nas primeiras décadas do século XX, foram emcampados pelas estatais a partir da década de 1940e, atualmente, estão mais uma vez nas mãos da iniciativa privada, com grande participação do capital multinacional.
5. O Brasil é um global trader - isto é, um parceiro global - pois exibe comércio exterior multidirecional. As exportações e importações do país estruturam-se sobre vários eixos importantes, com destaque paa a União Européia, os Estados Unidos, a América latina e a Ásia. Entre as vantagens dessa condição, destaca-se a limitação do impacto das recessões econômicas em um grande parceiro comercial sobre o conjunto do intercâmbio internacional do país. Entre as desvantagens, destaca-se o risco para as exportações nacionais representado por medidas protecionistas adotadas pelos principais blocos econômicos, ou seja, a União Européia e o Nafta.
As próximas perguntas estão relacionadas ao restante do capítulo, ao qual ainda não trabalhamos. Por isso não serão postadas.