Olha o tempo...

sábado, 23 de agosto de 2008

O uso de energia nuclear no Brasil é explicável?

Autor(es): John M. Albuquerque Forman
Jornal do Brasil - 14/07/2008



John M. Albuquerque Forman, consultor para as áreas de petróleo, energia e mineração, ex-diretor e presidente das Indústrias Nucleares Brasileiras (Nuclebrás) e da Indústria Nuclear do Brasil (INB):
"São varias as razões que explicam a necessidade de uso de geração de energia pela via nuclear. Temos o problema maior de meio ambiente, o aquecimento global, causado pelo efeito estufa, resultado da queima de petróleo, gás, carvão e lenha em grandes volumes.

Mesmo ambientalistas tradicionais estão hoje convencidos que para evitar o aumento da emissão de gases, frente ao aumento da demanda de energia, se esta for gerada por fontes convencionais, que a solução é a geração nuclear. O potencial hidráulico existente, ainda não aproveitado, está na Amazônia. Seu uso pode causar inundações de grande extensão.

As chamadas energias alternativas, como as de origem eólica ou solar, além de caras, necessitam de enormes áreas para produzir volumes maiores de energia, como os que serão demandados pelo crescimento das populações e das economias dos países em desenvolvimento.

O Brasil tem hoje reservas de urânio conhecidas e medidas que poderão sustentar o programa proposto pelo governo, de sete usinas até 2030, por mais de 60 anos, com uso de apenas cerca de 30% do que é conhecido. O problema de importação de energia, exemplificado pelo gás comprado da Bolívia, ou o até hoje importado petróleo, recomendam o uso de fontes locais".

Nenhum comentário: