Olha o tempo...

quinta-feira, 14 de abril de 2011

GABARITO DO CAPÍTULO 2 PÁGINA 29

1) As multinacionais interferem na dinâmica dos espaços da globalização porque impulsionam o intenso fluxo de informações, mercadorias, capitais e pessoas entre os lugares do mundo. 2) A expansão das multinacionais pelo mundo ocorreu por meio da transferência de empresas europeias, japonesas, canadenses e norte-americanas para os países menos desenvolvidos industrialmente. A fragmentação do processo produtivo dessas empresas foi possibilitada pelo aprimoramento das tecnologias na Terceira Revolução Industrial, quando surgiram os novos meios de transportes em massa e a comunicação em tempo real. 3) A rede de transporte é de extrema relevância para a organização do espaço geográfico de diversos países, sobretudo por ter um importante papel na ocupação territorial de muitas nações, principalmente das que apresentam grandes dimensões, como o Brasil, o Canadá e a Rússia. Os transportes também são essenciais pelo fato de viabilizarem o deslocamento de mercadorias e de pessoas em grande escala entre os países do mundo. 4) O desenvolvimento de grandes navios cargueiros, com capacidade para transportar milhares de toneladas a um custo razoavelmente baixo, tornou viável a estratégia de fragmentação do processo produtivo das multinacionais, as quais puderam, assim, instalar filiais até mesmo em lugares distantes das fontes de matérias-primas e dos mercados consumidores. 5) As informações chegam até as pessoas pelos mais diversos meios de comunicação, entre os quais a televisão, o telefone, o fax e a internet, e cada vez mais rapidez em razão do desenvolvimento desses meios. 6) As cidades globais configuram-se como centros de decisões econômicas e financeiras mundiais pelo fato de abrigarem sedes administrativas ou financeiras de corporações multinacionais, de grandes bancos, de companhias seguradoras e de transportes, além das principais bolsas de valores do mundo. Além disso, essas cidades constituem importantes centros de produção de informações econômicas, culturais, científicas ou voltadas para o lazer, pois também abrigam universidades, institutos de pesquisas, grandes jornais, editoras, museus, teatros, etc. Essas aglomerações urbanas desempenham o papel de grandes articuladoras dos fluxos, isto é, são centros de convergência e dispersão dos fluxos em nível mundial. 7) A distribuição dos fluxos entre o mundo desenvolvido e o subdesenvolvido é bastante desigual. Prova disso é que mais da metade dos negócios realizados no mundo ocorre entre os países ricos, e a rede que interliga essas nações, por onde circulam os principais fluxos de transporte e comunicação, configura-se como a mais densa do planeta.

domingo, 10 de abril de 2011

A revolução técnico-científica – A Terceira Revolução Industrial



  • Desenvolvimento da eletrônica e das tecnologias de informação.

  • A partir de 1970 os fluxos (circulação) de mercadorias, capitais e informações aumentaram.

  • Fatores que marcam a revolução técnico-científica e aumentam sua produtividade: informática, telecomunicações, microeletrônica, engenharia genética, energia nuclear.

  • O trabalho precisa ser qualificado e muitos trabalhos estão sendo eliminados e substituídos por máquinas - isso é chamado de DESEMPREGO ESTRUTURAL.

A ciência, a pesquisa e a produção



  • Ciência ligada à atividade industrial e também às atividades econômicas, tais como: agricultura, pecuária, comércio e serviços.

  • As empresas precisam do desenvolvimento científico e tecnológico para desenvolver novos produtos e aperfeiçoar outros.

  • As empresas também reduzem custos e competem cada vez mais no mundo global.

  • As multinacionais tem seus próprios centros de pesquisa e por isso lucram cada vez mais.

  • O Estado também capacita as pessoas em Universidades e em Instituições, visando o crescimento econômico.

  • O desenvolvimento científico e tecnológico como planejamento estratégico do Estado, é uma característica marcante dos países desenvolvidos.

Exemplos: MITI (Ministério da Indústria e Comércio Exterior) do Japão.


MIT ( Massachusetts Institute of Technology) - Nordeste dos Estados Unidos - Para mantê-lo, é aplicado cerca de um bilhão de dólares por ano, sendo 85% verbas do governo federal dos EUA, e 15 % de empresas privadas.



  • Na terceira Revolução Industrial os bens de consumo duráveis de alta tecnologia tornam-se rapidamente obsoletos (ultrapassados) - celulares, computadores... em função da velocidade das novas tecnologias.


GLOBALIZAÇÃO

Na liderança da conectividade ainda temos a liderança do
s Estados Unidos. A América Anglo-Saxônica respondendo por 71% da infraestrutura da rede, apesar de abrigar apenas 14% da população mundial.

  • América do Norte - 71%
  • Europa - 14%
  • Ásia - 10%
  • América do Sul - 2%
  • Oceania - 2%
  • África - 1%
PERCENTUAL DOS ENDEREÇOS DE IP, 2007.

SOB A VELOCIDADE DO CAPITAL

Ao diminuir o tempo de acesso aos lugares e ao reduzir as distâncias da Terra, interfere-se no modo como as pessoas trabalham, deslocam-se, comunicam-se, compram, divertem-se.
As alterações na noção de tempo/espaço pode trazer muitas consequências negativas para a vida da sociedade, como estresse, consumismo e mesmo pressões no trabalho gerando um ambiente de grande competitividade.

OBS ipc : A sensação trazida por essas modificações é de que o mundo ficou menor, porque se gasta bem menos tempo para percorrê-lo.


O capitalismo proporcionou uma integração entre os mais diversos países. Atualmente os Estados-nação vem atingindo um grau de interdependência nunca visto em outro período histórico.

Aspectos Negativos

  • A intensificação das desigualdades, tanto entre os Estados-nação como no interior deles;
  • Maior dependência econômica e financeira dos países subdesenvolvidos em relação aos desenvolvidos.

A economia mundial capitalista, principalmente a partir dos anos 1980, passou por rápidas e profundas transformações, popularizadas com o termo GLOBALIZAÇÃO.

ALGUNS BENEFÍCIOS:

  • Disseminação de informações em escala mundial;
  • maior difusão cultural entre os países;
  • grande avanço tecnológico;
  • aumento na produção de bens e na geração de serviços;
  • a formação de ONGs que atuam globalmente.





EXEMPLOS DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO: