Olha o tempo...

segunda-feira, 28 de março de 2011

Perguntas feitas em dupla (oitavo ano)

OBS: As respostas pendentes!!!!!

  • A vegetação é espelho do clima, pois ela retrata as condições climáticas de um determinado ambiente. Ela é capaz de traduzir através da sua forma e comportamento como é o clima característico daquele ambiente.

  • A vegetação é muito importante na contenção da erosão, pois suas raízes acabam por se prender a massa de solo estabilizando-o, e dificultando uma possível remoção do mesmo por eventos erosivos.

  • O tempo histórioco diz respeito às tranformações feitas pelas sociedades, políticas, econômicas, sociais. EX: Primeira Guerra Mundial, Revolução Francesa.....

  • O tempo geológico se refere às transformações proporcionadas pelos fenômenos naturais, transformando e criando novas formas, mudando outras... Ex> surgimento dos oceanos, extinção dos dinossauros...

Perguntas do caderno (oitavo ano)

1. Os dois ambientes apresentam precipitações expressivas, sendo que na floresta temperada, as folhas são caducas(caem), pois constitui-se em uma adaptação da estação fria. Dessa maneira a ausência de folha requer menos energia dispendida.Na floresta tropical as árvores não caem (perenifólias), mas em função da grande umidade no ambiente tropical, elas precisam evapotranspiram em grande intensidade, daí a permanêncai das folhas nesse gasto de energia.



2. Os grandes herbívoros como zebras, girafas, elefantes, rinocerontes... precisam de grandes extensões para pastagem, e isso não seria possível em uma área arborícola de floresta. Ao passo que animais arborícolas como macacos, morcegos, lagartos, cobras... se adaptam muito bem a esse ecossistemas tão diverso e complexo como as florestas arborícolas.



3. A floresta se autoalimenta, pois ao produzir material orgânico, o mesmo se decompõem virando matéria orgânica e ao ser incorporada ao solo serve de "alimento" para as raízes se desenvolverem. Uma floresta rica sobre um solo pobre, pois o que sustenta a floresta é ela mesma, em um ciclo fechado de retroalimentação.



4. Devido a posição latitudinal, entre 55o e 70o de latitude Norte, essa vegetação não ocorre no hemisfério Sul.

Capítulo 1 - A natureza, seus fenômenos e a transformação do espaço natural

Página 21

  • Questões de compreensão

1. Litosfera ou crosta terrestre: fina camada rochosa que reveste o planeta. Atmosfera: camada de gases que envolve a Terra. Hidrosfera: porção de água existente no planeta.


Não. As três esferas terrestres passaram por transformações, acompanhando as mudanças que ocorreram em nosso planeta desde a sua origem. Em algumas épocas, por exemplo, a Terra permaneceu extremamente quente; poré,. em outros períodos, ela foi muito fria, ficando coberta por extensas camadas de gelo.


2. O tempo da história da Terra, ou tempo geológico, foi dividido em eras e subdividido em períodos.


3. Os elementos são: o rio, a maontanha, os rochedos e a floresta (com os troncos e arvoredos). A interação desses elementos pode caracterizar uma paisagem natural pelo predomínio de rios encachoeirados nas áreas montanhosas e de rios caudalosos no interior das florestas e pela ausência da intervenção humana.


4. Os fenômenos naturais que atuam na formação e na transformação das paisagens terrestres são: o vulcanismo e o tectonismo ( considerados fenômenos internos) e a ação das águas do mar em regiões litorâneas, além de possíveis mudanças climáticas ( denominados fenômenos extrenos).




  • Análise de texto e pesquisa.

1. Pessoal


2. Porque a vegetação pode caracterizar visualmente uma paisagem e proporcionar identidade aos conjuntos de paisagens naturais.


3. A vegetação é adaptada às características climáticas de uma região e, por sua vez, também influencia o clima. Além disso, pode contribuir na fertilização ou nos aspectos gerais do solo.


segunda-feira, 21 de março de 2011

O reencantamento da cartografia

Pessoal, leiam esse artigo do Le Monde Diplomatique do Aurélio Viana Jr. Onde ele destaca a importância do mapeamento participativo. Boa leitura!!!!!

Aurélio Viana Jr.: O reencantamento da cartografia - Le Monde Diplomatique Brasil

Aurélio Viana Jr.: O reencantamento da cartografia - Le Monde Diplomatique Brasil