Olha o tempo...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Geografia e seus conceitos

A GEOGRAFIA E SEUS CONCEITOS BÁSICOS


O principal objeto de estudo da Geografia é o ESPAÇO.
· Como espaço vivido – local de experiências existenciais e simbólico- afetivas dos indivíduos em particular e em sociedade. No espaço vivido há uma valorização do imaginário, dos sentimentos e das representações, tanto dos alunos individualmente ou coletivamente, além dos lugares e das paisagens.

· Como espaço geográfico – Produto das ações humanas sobre a natureza e das relações entre as pessoas. As sociedades transformam o espaço geográfico no decorrer do tempo histórico, por meio de sucessivos modos de produção, de inovações tecnológicas e científicas e de novas relações de trabalho.


OS CONCEITOS – CHAVE EM GEOGRAFIA

A Geografia está estruturada em conceitos fundamentais, tais como: lugar, paisagem, território e região, assim como o próprio conceito de espaço geográfico.


Como toda ciência, a Geografia possui alguns conceitos – chave, capazes de sintetizarem a sua objetivação, isto é, o ângulo específico com que a sociedade é analisada, ângulo que confere à Geografia a sua identidade e a sua autonomia relativa no âmbito das ciências sociais. Como ciência social, a Geografia [...] é objetivada via cinco conceitos-chave que guardam em si forte grau de parentesco, pois todas se referem à ação humana modelando a superfície terrestre: paisagem, região, espaço, lugar e território.


Roberto Lobato Corrêa. “ Espaço, um conceito-chave da Geografia”. In: Iná Elias de Castro e outros (orgs). Geografia: conceitos e temas. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 1995.