Olha o tempo...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Exercícios de recuperação do sétimo ano

1) Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil.

2) Fuso horário é uma faixa imaginária na superfície terrestre que se estende de um polo a outro, entre dois meridianos. Todos os lugares localizados no interior dessa faixa apresentam a mesma hora.

3) As horas em nosso planeta estão estabelecidas com base no meridiano de origem, com zero grau de longitude, ao qual foi dado o nome de Greenwich. Assim, a cada fuso localizado na direção oeste, a partir de Greenwich, atrasa-se uma hora. Já a cada fuso loclizado na direção leste, a partir de Greenwich, adianta-se uma hora.

4) Nós temos três horários diferentes. -2,-3 e -4 em relação ao horário de Greenwich.

5) O mar territorial é a faixa de fronteira marítima onde o país é soberano. A zona econômica exclusiva, é uma faixa para a exploração dos recursos naturais em uma faixa de 370 Km.

6) Foi a divisão do mundo entre Portugal e Espanha, principalmente o continente americano.

7) Questão pessoal, basta olhar o texto no livro!!!!!


BONS ESTUDOS!!!!!

Exercícios de recuperação do nono ano

8) Esse processo produtivo ocorre através da fragmentação da produção, na busca de matérias primas e produtos em várias partes do mundo com preços mais acessíveis, resultando em um produto mais barato. (exemplo do avião!!!)

8a) Contingente de mão-de-obra abundante, matéria-prima a preços baixos, disponibilidade de energia, comunicação e transportes, mercado consumidor e leis ambientais frouxas.

9) As cidades globais são aquelas que concentram conhecimentos em serviços ligados à globalização (escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, publicidade, bancos, entre outros). Elas formam uma rede de cidades por onde transita a maior parte dos fluxos de capital que alimentam os mercados financeiros internacionais. Entre as cidades globais, destacam-se Nova York, Tóquio, Londres (no Primeiro Mundo), além de outras como São Paulo e México (nos países em desenvolvimento ou Terceiro Mundo)

10) Fatores atrativos: melhores perspectivas de vida, trabalho e Repulsão: guerras, revoluções, conflitos étnicos, crises econômicas.

11) Grupo de pessoas que sofrem perseguições de ordem política, religiosa ou étnica, e são obrigados a deixar o local em que vivem.

12) O crescimento da sociedade de consumo, o ritmo das atividades econômicas tornou-se muito mais intenso, o que fez ampliar de maneira considerável a interferência do ser humano sobre a natureza e, indiretamente, atingir a saúde humana.

Exercícios de recuperação do oitavo ano

Pessoal do Lobinho..... galera do oitavo ano!!!!!! Segue uma proposta de gabarito.

SOMENTE RESPOSTAS!!!!!

1) Os sistemas terrestres estão interligados. A atmosfera representa uma mistura de gases presentes, onde todos os seres vivos utilizam. A hidrosfera é toda parte líquida disponível, presente em rios, lagos, lagoas etc... , e a litosfera representa o substrato rochoso e os solos. A intercessão de todas as esferas, gera a esfera da vida, biosfera.

2) O tempo histórico representa todas as transformações ocorridas na história das sociedades, como guerras, descobrimentos, revoluções etc... Já o tempo geológico representa as transformações e surgimentos ocorridos ao longo da história da Terra, que remonta aproximadamente 4,6 bilhões de anos, tais como: surgimento das montanhas, oceanos, florestas....

3) a) A paisagem cultural representa toda a paisagem transformada pelo homem, quando elementos humanos aparecem na sua grande maioria, tais como uma cidade com ruas, casas, fábricas, estradas etc...

b) A paisagem natural representa uma paisagem praticamente sem a ação humana, com predomínio de elementos da natureza, tais como: rios, florestas, montanhas.....


4) As paisagens naturais estão cada vez mais restritas em função do grande avanço humano, na busca de novas áreas agrícolas e urbanas, para atender suas necessidades.

5) A rizicultura é a base agrícola desses países asiáticos, além da grande produção em função das monções.

6) As monções podem ser explicadas da seguinte maneira: no Inverno - estiagem devido aos ventos que sopram de terra para o mar.
no Verão - chuvas torrenciais, a partir dos ventos do mar (superúmidos) para terra.

7) Gases e fuligem lançados por indústrias e automóveis, esgotos doméstico e industrial, desmatamentos.... eles transformam o espaço geográfico diminuíndo a qualidade de vida e ambiental.

8) Território nacional é a parte do espaço terrestre sobre a qual determinado povo exerce poder ou domínio, desenvolvendo atividades políticas, econômicas e sociais com autonomia e organizando esse espaço de acordo com suas necessidades e interesses.

9) Mandarim, Inglês, Hindi, Espanhol, Russo, Bengali e Português.


10) São as que melhor identificam os grupos humanos e lhe dá unidade.


11) O conceito de nação está ligado à idéia de povo que possui uma identidade histórico-cultural e que habita um determinado território, ainda que não exerça soberania sobre ele. Já o conceito de Estado, refere-se a uma nação politicamente organizada, isto é, com um governo soberano reconhecido internacionalmente.

12) As principais causas são econômicas, étnicas, ideológica, religiosa, territorial e etc...

13) As projeções cartográficas são as diferentes maneiras de representar a superfície da Terra, ou parte dela, em uma superfície plana.

14) No capitalismo temos a economia de mercado, seu preço é regulado pela lei da oferta e da procura. Livre concorrência e busca de lucro, busca de consumidores para lucrarem cada vez mais e sociedade dividida em classes sociais, onde os trabalhadores vendem sua força de trabalho em troca do salário, e o capitalista dono dos meios de produção.

15) No socialismo temos a sociedade sem divisão de classes, todos trabalhando em prol da sociedade. Economia planificada e controlada pelo Estado. O que produzir, a quanto, para quem, salários etc... e a socialização dos meios de produção,o Estado como controlador.

16) Nesse período as duas superpotências estavam armadas até os dentes, e o medo de uma guerra nuclear fez com que o mundo vivesse o maior período de tranquilidade, chamado de paz armada.

17) Estados Unidos e União Soviética. Defendiam capitalismo e socialismo respectivamente. Ampliavam suas áreas de influência buscando novos aliados que defendessem suas idéias.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Segue o LINK do texto sobre energia para os alunos do nono ano.

ENTREGA DIA 15 de JULHO DE 2010.

http://www.4shared.com/document/7xaKcmO7/energia.html

domingo, 4 de julho de 2010

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA O NONO ANO

PESSOAL,

SEGUE A LISTA DE EXERCÍCIO ANTES DA PROVA!!!! NO FINAL TEM O GABARITO, MAS NÃO OLHEM ATÉ TENTAR RESOLVER!!!! BONS ESTUDOS!!!