Olha o tempo...

domingo, 16 de maio de 2010

DOMÍNIO AMAZÔNICO

Vou colocar só um textinho de nada, pois já fizemos nossas megas anotações no caderno!! Esqueceram? risos...


O domínio das terras baixas florestadas da Amazônia compreende uma extensa planície
inundável, tabuleiros com altitudes de até 200 m, terraços com cascalhos e lateritas e morros baixos com formas arredondadas. Essa paisagem apresenta uma relação direta com a bacia hidrográfica Amazônica e uma rica variedade de águas perenes, com rios brancos, negros e cristalinos.
A base do relevo está assentada sobre uma bacia sedimentar constituída na Era
Paleozóica, antes da separação entre a América do Sul e a África e da formação da Cordilheira dos
Andes. Essa bacia sedimentar antiga foi recoberta por sedimentos recentes, dos períodos Terciário eQuaternário da Era Cenozóica, e são estes os que aparecem na estrutura geológica da região.
O clima dominante é o Equatorial com baixa amplitude térmica e temperaturas que
oscilam entre 25ºC e 27ºC no decorrer do ano; a pluviosidade também é elevada, superando a marca dos 1800mm anuais.
Nessa região aparecem solos arenosos, ácidos, pobres em nutrientes minerais, sujeitos à
lixiviação. Como a própria floresta é responsável pela ciclagem de nutrientes, o manto de detritos
orgânicos – formado pelas folhas que caem das árvores – tornam os solos ricos em matéria orgânica, o que garante a alimentação da vegetação nativa.
Essa floresta latifoliada equatorial apresenta uma destacada biodiversidade, com três
padrões básicos: Matas de Igapó, Matas de Várzea e Matas de Terra Firme.

· As Matas de Igapó estão localizadas nas áreas de inundação permanente, com solos e águas
ácidas. A vegetação é perenifólia ( não perde as folhas durante o ano ), com ramificações baixas e
densas, de até 20 m de altura, repleta de arbustos, cipós e epífitas. Aí destacam-se espécies como o Arapati, a Mamorana e a Vitória Régia.

· As Matas de Várzea localizam-se nas áreas de inundação periódica, junto aos rios de água branca. Sua composição florística varia de acordo com o período de inundação e também pode apresentar espécies de maior porte, como a Seringueira e o Pau Mulato.


· As Matas de Terra Firme estão nas áreas mais elevadas, que não são atingidas pelas inundações
amazônicas. Aí encontram-se as árvores de grande porte, com 60 a 65m de altura. A floresta é
compacta, perenifólia e higrófila; o dossel ( conjunto das copas das árvores ) é contínuo e o
ambiente é úmido e escuro. Nesse estrato podem ser encontradas as Castanheiras, o Caucho, a
Sapucaia, o Cedro e a Maçaranduba.


Quanto aos problemas ambientais destacam-se a destruição da biodiversidade pelos desmatamentos e queimadas, a destruição dos solos, as alterações no ciclo hidrológico, a difusão de pragas e parasitas.

OS TRÊS PODERES

A república Federativa do Brasil organiza-se com base na divisão de poderes. Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são independentes e desempenham funções definidas pela Constituição.
Em nível federal, o
Poder Executivo é exercido pelo presidente da República, auxiliado pelos ministros. O presidente e o vice presidente são eleitos diretamente para mandatos de quatro anos, podendo disputar apenas uma reeleição. Os ministros são escolhidos pelo presidente.
O presidente e seus ministros controlam a administração federal, conduzem a política externa e exercem o comando supremo das forças armadas. O Executivo pode vetar leis aprovadas pelo Legislativo e editar
medidas provisórias.
O PALÁCIO DO PLANALTO É A SEDE DO PODER EXECUTIVO NO BRASIL

O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Representantes do povo, os deputados, são eleitos para mandatos de quatro anos em cada unidade da federação, em número proporcional à população. Os Senadores, representantes dos estados, são eleitos para mandatos de oito anos, em número de três por unidade da federação.
O Congresso Nacional fiscaliza os atos do poder Executivo, aprova o orçamento nacional, autoriza o presidente a declarar guerra e celebrar a paz e legisla sobre os assuntos que competem à Federação. Pode também derrubar vetos presidenciais a leis e autorizar o início de processo para afastamento do presidente da República.

O Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo no Brasil, divide-se em Câmara dos Deputados (concha voltada para cima) e Senado (concha voltada para baixo).

O Poder Judiciário tem como órgãos os tribunais federais e estaduais constituídos por juízes aprovados em concursos públicos. O Supremo Tribunal Federal é seu órgão máximo, formado por onze juízes nomeados pelo presidente e aprovados pelo Senado.
Aos tribunais cabe decidir sobre a aplicação das leis do país, julgar os acusados de atos contrários às leis e definir penalidades aos condenados. O Supremo Tribunal Federal é o guardião das leis e da Constituição.

O poder Judiciário está encarregado de zelar pelo cumprimento da Constituição e das demais leis do país.

medidas provisórias - Disposições do Presidente da República, com força de lei, que devem ser transformadas em lei ou rejeitadas pelo Legislativo no prazo máximo de 30 dias.

Fronteiras e territórios em mutação



O boxe ao lado trata do processo de independência de Kosovo

A nação e o Estado brasileiro



Povos, Nações e Estados do mundo

POVO - É o conjunto de pessoas que se identificam pela língua, costumes, tradições e histórias comuns.

NAÇÃO - É o agrupamento de pessoas que vivem em um território, tendo leis e governo próprios.

GRUPOS LINGUÍSTICOS - São conjuntos de indivíduos que falam línguas com raízes comuns.

RAÇAS - São populações que habitam em áreas mais ou menos isoladas e que diferem das outras espécies pela frequência de características hereditárias.


Agora seguem umas perguntas básicas a respeito da temática que trabalhamos em sala:

Existem povos sem território?

Sim. Os Bascos e Kosovares, na Europa, assim como os Curdos e os Chechenos, na Ásia, são povos que não possuem um território autônomo.


Qual a diferença entre Nação e Estado?

O conceito de nação está ligado à idéia de povo que possui uma identidade histórico cultural e que habita um determinado território, ainda que não exerça soberania sobre ele. Já o conceito de Estado refere-se a uma nação politicamente organizada, isto é, com um governo soberano reconhecido internacionalmente.


O que caracteriza um Estado soberano?

Território nacional é a parte do espaço terrestre sobre a qual um determinado povo exerce soberania, organizando-o de acordo com suas necessidades e interesses.






segunda-feira, 3 de maio de 2010

DE ONDE VEM A CULTURA?

A cultura resulta da capacidade humana em atribuir significado para os elementos e fenômenos da realidade. Ao definirmos que algo é belo ou feio, bom ou mau, importante ou irrelevante, estamos, na verdade, lançando mão dos padrões socialmente compartilhados de beleza, bondade ou importância. A carne bovina é apreciada por nós, ocidentais, porque em nossa cultura é considerada boa. Para os hindus, ao contrário, o consumo de carne bovina é considerado pelos padrões daquela cultura uma ofensa. Os padrões de referência definidos pelos grupos sociais são, pois, elementos da cultura de um determinado grupo.
Quando nascemos, já encontramos um padrão cultural definido pela língua, costumes, valores, religiosidade, etc. que fazem parte do grupo social no qual surgimos. Um brasileiro, por exemplo, aprende a falar português porque é essa língua a falada pelas pessoas que aqui vivem. Ao imitar a forma como as pessoas falam, a criança acaba incorporando também as idéias e os demais elementos culturais dos brasileiros, como o futebol. Apesar de uma sociedade possuir uma cultura semelhante, isso não significa que todas as pessoas pensam e agem de forma homogênea. Cada pessoa, a partir de sua história de vida, incorpora de maneira individual os elementos da cultura e é capaz, na medida em que vai entrando em contato com outras pessoas e culturas diferentes, de atribuir novos significados para os padrões culturais do grupo social ao qual pertence. Isso ajuda a entender a diversidade de comportamentos mesmo dentro de um mesmo grupo cultural. A maioria dos brasileiros, por exemplo, gostam de futebol. As formas de demonstrarem o seu gosto pelo futebol, entretanto, são as mais variadas possíveis.
A cultura é dinâmica. Com o tempo, ela incorpora e/ou substitui elementos que a diferem de outras ou com elas se assemelham. Se a cultura é dinâmica, o cantato entre diferentes culturas possibilita "trocas" entre elas, que podem ser percebidas nos elementos e formas das manifestações culturais.

Espaço, poder e territórios nacionais

Pessoal do oitavo ano, podem clicar nesse link para baixarem a folha com a continuação da matéria, e também nessa folha tem aquela perguntinha básica sobre ciência e cultura.