Olha o tempo...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

OLHAR EM OUTROS MESES!!!!!

Quando você estiver procurando um texto, olhe em outros meses, pois as postagens são feitas , e quando vira o mês elas não mais aparecem!!!!!!
Bons estudos!!!!!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

GABARITO DO CAPÍTULO 16

O Sudeste da Ásia e os Tigres Asiáticos

Questões de compreensão

1. O espaço agrário no Sudeste Asiático caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades agrícolas, sobretudo da rizicultura. Há um grande predomínio de pequenas propriedades, que utilizam mão-de-obra familiar, além de um intenso aproveitamento do espaço para os cultivos.

2. As culturas são praticadas tanto nas partes mais baixas quanto nas mais altas das encostas das montanhas; porém, nas áreas mais íngremes são construídos terraços destinados ao cultivo. As lavouras também são influenciadas pelo clima da região. As chuvas de monções, de abril a outubro, enchem as várzeas de matéria orgânica e umedecem os terraços, favorecendo o desenvolvimento dos arrozais, que necessitam de umidade e temperaturas elevadas.

3. O aumento da concentração fundiária no Sudeste da Ásia decorre, principalmente, da expansão dos latifúndios monocultores, os quais produzem basicamente para o mercado externo.

4.Tigres Asiáticos é uma expressão utilizada para denominar os países daquele continente que, desde a década de 1970, apresentamaltas taxas de crescimento econômico, ou seja, Cingapura, Coréia do Sul, Hong Kong e Taiwan. A expressão Novos Tigres Asiáticos refer-se aos países do Sudeste Asiático que só mais recentemente iniciaram seus processos de industrialização: Malásia, Tailândia, Indonésia e Filipinas.

5. Entre os fatores que proporcionaram um rápido crescimento dos Tigres Asiáticos estão: a existência, nesses países, de mão-de-obra abundante e barata e com nível razoável de escolaridade; a superexploração da mão-de-obra; e a intervenção do Estado na economia através da isenção de impostos e pouco controle sobre o capital externo.

6. A melhoria nas condições de vida nos Tigres Asiáticos pode ser comprovada pela elevação dos padrões de consumo de suas populações, pela queda do analfabetismo, pela elevação da expectativa de vida, etc.

7. As origens da crise dos Tigres Asiáticos está relacionada: ao encarecimento da mão-de-obra no "velhos" Tigres; à diminuição drástica das importações japonesas e norte-americanas; ao crescimento econômico da China, coma abertura de sua economia; ao autoritarismo político de alguns Tigres; e à dependência desses países em relação às nações mais desenvolvidas. O fator que põe em risco a democracia na região é o autorismo político de alguns governos.

8. De maneira geral, o espaço geográfico no Sudeste Asiático caracteriza-se pela existência de grandes contrastes, predominando, em algumas áreas, um baixo nível tecnológico, como ocorre nos países que dependem essencialmente da agricultura. Por outro lado, vários países, como aqueles conhecidos como Tigres Asiáticos, são bem industrializados e, por isso, seus espaços são muito marcados pela preseça de atividades que empregam altas tecnologias.

GABARITOS DOS CAPÍTULOS 7 E 15 DO LIVRO GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO DE DEMÉTRIO MAGNOLI EDITORA ATUAL

CAPÍTULO 7: A ENERGIA E O AQUECIMENTO GLOBAL

O TEXTO

1. a) O aluno deve indicar a substituição de petróleo por carvão quando os preços deste se elevam e o crescimento da economia chinesa baseado no consumo destes recursos.

b) O aluno deve indicar a expansão do consumo de gás por causa das inovações tecnológicas na geração termelétrica e da qualidade ambiental do gás natural, o qual gera menos emissões de gases de estufa.

2. e) A queima de combustíveis fósseis, como derivados do petróleo, ocasiona a emissão do dióxido de carbono.

3. a) O aluno deve explicar que se trata das reservas mais significativas do mundo, capazes de durar quase 80anos se mantidos os atuais volumes de consumo.

b) O aluno deve observar que o crescimento econômico chinês tornou esse país dependente de petróleo importado, sendo as reservas africanas extensas e pouco aproveitadas pelas nações do continente em razão do fraco desenvolvimento industrial. Além disso, outras grandes áreas produtoras, como o Oriente Médio e a Venezuela, abastecem principalmente os mercados da Europa, dos Estados Unidos e do Japão.

4. a) O aluno deve afirmar que se trata de um acordo internacional anexado à Convenção do Clima, que prevê a organização de uma política climática mundial a partir do estabelecimento de metas obrigatórias de cortes de emissões de gases de estufa, segundo o qual os países desenvolvidos contam com duas opções: o corte de suas emissões ou a compra de créditos de emissões.

b) Espera-se que o aluno afirme que o governo dos Estados Unidos considerou o tratado prejudicial aos interesses econômicos do país e criticou a ausência de metas obrigatórias de emnissões para os países em desenvolvimento.

5. São falsas as afirmações a, b, c e e.

a) O Japão não apresenta rios com grande volume de água.

b) A geração termelétrica é predominante em vários grandes produtores de eletricidade de fonte hídrica.

c) O gráfico informa a participação da geração de energia por usinas hidrelétricas e termelétricas no total da produção energética do país. Assim, não se pode inferir dados absolutos sobre a produção de enrgia nesses países com base no gráfico.

e) A energia hidrelétrica no Canadá corresponde a mais da metade da produção total da energia do país.

O CONTEXTO

1. a) O ponto-chave da questão é a inviabilidade econômica da exploração de petróleo encontrado em grandes profundidades, o que determina sua carência econômica, mas não física.

b) Espera-se que o aluno aponte os países do Oriente Médio, em especial a Arábia Saudita, que correspondem aos detentores das reservas mais duradouras de petróleo.

c) Espera-se que o aluno observe que os atuais conflitos políticos no Oriente Médio devem se agravar, já que os Estados Unidos, China e Japão e os países europeus, que dependem de importações regulares de petróleo, têm interesses vitais ligados às grandes áreas produtoras da região.

2. a) O aluno deve indicar os Estados Unidos. A diversificação da importação de petróleo torna o país menos vulnerável à interrupção do abastecimento por parte de um exportador, o que se traduz por uma oferta regular de petróleo para o país.

b) O aluno deve observar que os países da CEI, sob influência russa, são os maiores exportadores de petróleo para a União Européia.

c)Espera-se que o aluno relacione o fato de os países do Oriente Médio serem os maiores exportadores de petróleo para o Japão ao apoio desse país à estabilização do Iraque.

d) O aluno deve indicar os países europeus, já que o petróleo africano possui significativa participação nas importações européias.

3. a) Japão e Coréia do Sul são países de elevado desenvolvimento industrial, que carecem de combustíveis fósseis em seus territórios. Além disso, eles estão distantes das grandes áreas produtoras de gás naturale, portanto, dependem do fornecimento do produto por via marítima.

b) O aluno deve observar que Canadá e Estados Unidos são aliados geopolíticos e são signatários de acordos de livre-comércio. O fornecimento de gás à Europa pela Rússia sofre ameaças de interrupção em razão de seu uso como arma de negociação política com países vizinhos.


CAPÍTULO 15: POLÍTICAS ENERGÉTICAS

O TEXTO

1. a) O aluno deve observar que o consumo elétrico das indústrias no Brasil é intensivo em razão de uma estrutura marcada pela forte presença da metalurgia e dos preços relativamente baixos da energia elétrica.

b) O aluno deve apontar a opção brasileira pelo transporte rodoviário, em que são utilizados combustíveis derivados do petróleo, como a princiapl causa do voraz consumo energético desse setor.

2. O aluno deve observar que uma expressiva parcela da energia produzida no Brasil provém de fontes renováveis, com destaque para a hidreletricidade.

3. a) O aluno deve observar que a hidreletricidade depende de cursos fluviais com forte vazão e relevo em desníveis, onde se possa represar a água.

b) O aluno deve responder que a bacia do Paraná apresenta elevado potencial hidrelétrico e se encontra na região que concentra a maior parte do consumo de eletricidade no país. Além disso, na bacia do Paraná está localizada a usina binacional de Itaipu, respons´pavel por uma significativa parcela da produção energética brasileira.

c) Espera-se que aluno relacione a capacidade instalada à demanda no abastecimento industrial e demográfico, que se distribuem desigualmente pelo país.

d) O aluno deve apontar a usina de Tucuruí.

4. O aluno deve observar que a construção de novas usinas, ou a ampliação da capacidade hidrelétrica das existentes, compromete o abastecimento das cidades ao longo do rio, bem como os projetos de irrigação dessa região.

5. a) Espera-se que o aluno relacione o aumento recente da capacidade instalada em termelétricas à crise elétrica ocorrida no país nop fim da década de 1990 e à oferta de gás natural proveniente da Bolívia.

b) O aluno deve observar que a queima do gás natural traz menos impactos ambientais, porque gera menos liberação de gases de estufa.

c) Espera-se que o aluno aponte as negociações para a exploração do gás natural boliviano pela empresa estatal brasileira Petrobrás.

6. O aluno deve relacionar essa localização à distribuição da população e dos principais centros urbanos do país. Secundariamente, a localização das refinarias relaciona-se à localização dos campos petrolíferos, que se concentram na plataforma continental.

7. a) O aluno deve apontar a primeira crise do petróleo, na década de 1970, ocasião em que os barris atingiram valores bastante elevados.

b) Espera-se que o aluno relacione essa retomada à elevação recente dos preços do petróleo e à crescente preocupação ambiental com as emissões de gases de estufa.


O CONTEXTO

1. Espera-se que o aluno aborde questões como aintegração do território brasileiro, o desenvolvimento econômico associado à construção de obras de infraestrutura energética, seus enormes impactos socioambientais e a necessidade de preservação do domínio amazônico.

2. a) O aluno deve observar que se trata de uma usina gerida pelos governos paraguaio e brasileiro, sendo a venda do excedente paraguaio de enrgia uma das principais fontes de divisas para o país vizinho. Além disso, sua gestão marcou a intensificação da integração política e econômica entre os dois países, que depois se tornaram membros fundadores do Mercosul.

b) O aluno deve afirmar que a frase faz referência às condições naturais (volume e velocidade das águas), que permitem a operação da usina em níveis altíssimos de produção de energia.

3. O ponto central da questão diz respeito não apenas à produção energética, como também à repercussão das pesquisas sobre energia nuclear no desenvolvimento técnico- científico do país.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ECOSSISTEMA DO RIO DE JANEIRO: MANGUEZAL

Os manguezais são ecossistemas em terrenos baixos, costeiros com matéria orgânica em lenta decomposição com salinidade, lama, argila, água, fauna e flora. É uma região de estuário de transição entre o rio e o mar.

Os manguezais estão localizados em terrenos baixos, sujeitos à ação das marés e áreas abrigadas, como baías, estuários e lagunas. Eles apresentam grande concentração de sais, em função da variação das marés.
Os mangues apresentam vasas lodosas recentes, com baixo teor de oxigênio e alta salinidade, representando um fator limitante para a vida no manguezal. A salinidade tende a desidratar os seres, que precisam de um equilíbrio osmótico. Os seres dos manguezais possuem carapaças, estruturas especiais para suportar a elevada salinidade.
A alta decomposição da matéria orgânica por fungos e bactérias, faz com que o oxigênio seja consumido, tornando esse ambiente anaeróbico, liberando gases como o enxofre e fosfatos, daí o odor forte que ele exala.

A fauna presente nos manguezais são compostas por crustáceos, moluscos, aves e muitas espécies de peixes, que utilizam o manguezal como "berçário". Sua importância é muito grande , pois são importadores de compostos inorgânicos terrestres, produtores e exportadores de matéria orgânica, ou seja, alimentos para muitas espécies aquáticas costeiras.
No manguezal as espécies de vegetação mais encontradas são: o mangue vermelho (Rhizophora Mangle), como da imagem abaixo.

Encontramos também o mangue branco (Laguncularia racemosa) que apresenta raízes respiratórias (pneumatóforos) de menor porte que o mangue preto.

O mangue preto ou siriúba (Avicenia Schaueriana), são árvores de grande porte com pneumatóforos desenvolvidos.
A vegetação de mangue serve para fixar as terras, impedindo assim a erosão e ao mesmo tempo estabilizando a costa.
As raízes do mangue funcionam como filtros na retenção dos sedimentos.
Constitui importante banco genético para a recuperação de áreas degradadas .

UTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DOS MANGUEZAIS

Muitas atividades podem ser desenvolvidas no manguezal sem lhe causar prejuízos ou danos, entre elas:
Pesca esportiva e de subsistência, evitando a sobrepesca, a pesca de pós - larva, juvenis e de fêmeas ovadas.
Cultivo de ostras.
Cultivo de plantas ornamentais (orquídeas e bromélias).
Criação de abelhas para a produção de mel.
Desenvolvimento de atividades turísticas, recreativas, educacionais e pesquisa cientifica.

IMPACTOS AMBIENTAIS EM ÁREAS DE MANGUEZAL

Os principais fatores que causam alterações nas propriedades físicas, químicas e biológicas do manguezal são:

Aterro e Desmatamento
Queimadas
Deposição de lixo
Lançamento de esgoto
Lançamentos de efluentes industriais
Dragagens
Construções de marinas
Pesca predatória

PROTEÇÃO LEGAL DOS MANGUEZAIS

O manguezal, ecossistema bem representado ao longo do litoral brasileiro, é considerado, no Brasil, como de preservação permanente, incluído em diversos dispositivos constitucionais (Constituição Federal e Constituições Estaduais) e infraconstitucionais ( leis, decretos, resoluções, convenções). A observação desses instrumentos legais impõe uma série de ordenações do uso e/ou de ações em áreas de manguezal (Schaeffer-Novelli,1994).

Os manguezais são muito importantes!!!! Muitas espécies costeiras precisam desse ecossistema para se alimentar!!!! Vamos conservar!!!!!!!!!!!!!

GABARITO DO CAPÍTULO DE ÁGUAS OCEÂNICAS

Atividades da página 112.

1. Essa questão é pessoal. Podem ser citados a temperatura, a salinidade, alguns dos movimentos das águas e a vida marinha.

2. Esse fato ocorreu devido à ação das marés, movimentos diários de elevação e abaixamento do nível das águas oceânicas, provocadas pelas forças de atração que a Lua e o Sol exercem sobre a Terra.

3. É possível navegar com a ajuda das correntes marítimas porque elas são porções de água que se deslocam em várias direções, percorrendo determinadas trajetórias. Assim, a embarcação pode viajar impulsionada por essas águas.

4. A pesca artesanal apresenta uma produtividade menor porque é praticada com pequenos barcos e equipamentos rudimentares, ao contrário da pesca comercial, feita com embarcações modernas e instrumentos sofisticados, que permitem uma alta produtividade.

5. As águas oceânicas são importantes para o Brasil porque servem como vias de comunicação e transportes, fornecem alimentos, possibilitam o desenvolvimento da pesca, etc.

6. Isso pode ocorrer se as pessoas lançarem poluentes nos cursos d'água localizados no interior do continente, pois os rios carregam esses poluentes até os oceanos.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Questões de Geografia Urbana

Pessoal do primeiro ano (102), aí vai as três questões sugeridas para sexta feira (dia 06 de Novembro).

1) Qual é a diferença entre MEGACIDADE e CIDADE GLOBAL? Qual é o papel delas no atual capitalismo informacional?

2) Por que razão a dispersão das atividades econômicas reforça a importância das Cidades Globais?

3) Comente a afirmação: "Nem todas as Cidades Globais são Megacidades e nem todas as Megacidades são Cidades Globais."