Olha o tempo...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O trabalho e a terra no espaço rural brasileiro

Atividade da página 64.
Questões de compreensão

1. Pessoal

2. O texto se refere ao problema do êxodo rural, que vem ocorrendo devido às seguintes causasa: a perda da propriedade rural pelos pequenos agricultores, a mecanização das lavouras e a criação do Estatuto do Trabalhador Rural, em 1963, que aumentou os custos dos fazendeiros e levou à dispensa de muitos trabalhadores rurais.

3. Existem diferentes formas de trabalho no campo. As principais são aquelas compostas por mão-de-obra familiar, por posseiros, parceiros, arrendatários ou trabalhadores assalariados temporários.

4. Pelo fato de que o sucesso de uma reforma agrária depende das medidas de apoio e assistência aos trabalhadores rurais, sobretudo aos pequenos proprietários, para que eles não percam novamente as suas terras.

5. Plantio em curvas de nível, a construção de terraços, a preservação e a recuperação da vegetação das margens dos rios e lagos, a preservação da vegetação natural em morros, montanhas e serras.

Análise de ilustração

1. Você precisa falar da questão sobre concentração fundiária.

2. A realização de uma reforma agrária melhoraria as condições de vida de milhares de trabalhadores sem-terra e fazendeiros, aumentaria a produção de alimentos e diminuiria a pressão demográfica sobre as cidades, devido à contenção do êxodo rural.

O espaço geográfico norte-americano

Atividades da página 89
Questões de compreensão

1. O índice relativamente baixo da PEA empregada na indústria norte-americana deve-se principalmente ao avançado estágio tecnológico do setor industrial do país,amplamente dominado pela automação e robotização das linhas de produção, o que diminui a necessidade de mão-de-obra.

2. Embora os Estados Unidos sejam um dos maiores produtores de recursos energéticos e minerais do mundo, a produção desses recursos não é suficiente para suprir o elevado consumo de seu imenso parque industrial; por isso, esse país recorre às importações.

3. Nas últimas décadas, o Nordeste dos Estados Unidos tem enfrentado uma forte crise, gerada por fatores como a produção de aço a custos mais baixos em países subdesenvolvidos industrializados e também a forte concorrência de produtos japoneses, europeus e dos Tigres Asiáticos. O envelhecimento das próprias indústrias e o encarecimento da mão-de-obra também contribuíram para a diminuição da produção industrial no Nordeste dos Estados Unidos. Por outro lado, as regiões Sul e Oeste do país passaram a atrair muitos investimentos, sobretudo aqueles ligados ao desenvolvimento das indústrias de alta tecnologia, como as de informática, telecomunicações, eletrônica, aeroespacial e de química fina. O Sul também se destacou pela expansão da exploração petrolífera, e o Oeste, pela implantação de indústrias armamentistas e de aviação militar.

4. Os grandes avanços tecnológicos que marcaram o desenvolvimento da atividade industrial norte-americana repercutiram diretamente na organização do espaço agrário do país, pois levaram o campo a um intenso processo de modernização, mediante o emprego de máquinas e implementos agrícolas, como tratores, arados, colheitadeiras, fertilizantes e vacinas.

5. A distribuição agropecuária nos Estados Unidos caracteriza-se pela existência de regiões, ou belts (cinturões), especializadas na produção de certos gêneros. O ranching belt, localizado no Centro-Oeste dos Estados Unidos, destaca-se pelo desenvolvimento da pecuária e pela presença de algumas áreas irrigadas. O Wheat belt, que se estende pela porção centro-norte do país, possui grandes monoculturas de trigo. NO cotton belt, área do sudeste dos Estados Unidos, cultuva-se principalmente o algodão. O dairy belt, situado no extremo nordeste do país, destaca-se pela pecuária leiteira e pela policultura, principalmente de hortaliças, frutas e legumes. O corn belt localiza-se na porção centro-leste dos Estados Unidos e destaca-se pela produção de milho associada à criação de suínos.
Outras áreas do país não formam propriamente um cinturão, mas possuem características agropecuárias próprias, como é o caso da porção que se estende do centro ao leste do país, a qual se destaca a policultura, e também do extremo sudeste, onde predominam culturas de clima mais quente, como arroz, cana-de-aç~ucar e frutas cítricas.
Comparando-se os mapas da indústria e da agropecuária nos Estados Unidos, a área do Mnufacturing belt onde se concentram as indústrias e os grandes centros urbanos do país) praticamente coincide com a área do dairy belt (onde a produção agrpopecuária é destinada ao abastecimento das cidades).

6. As semelhanças do processo de modernização do campo norte-americano em relação ao brasileiro reside principalmente na dispensa da mão-de-obra rural, que foi substituída pelas máquinas na medida em que houve a mecanização das propriedades, ocorrendo uma intensa migração de trabalhadores do campo para as cidades. A princial diferença entre esses processos é o fato de que nos Estados Unidos as cidades absorveram de forma razoável o afluxo de trabalhadores do campo, enquanto no Brasil o êxodo rural provocou o crescimento desordenado das cidades.

Estados Unidos: superpotência mundial

Atividades da página 77
Questões de compreensão
1. A variedade climática da América desenvolvida é um dos fatores que proporcionam a existência de formações vegetais bastante diversificadas, como a Tundra e a floresta Temperada nas regiões de clima mais frio, a Savana, a Estepe e a Pradaria nas áreas de clima mais quente, e as formações desérticas nas porções de clima muito seco.

2. A ocupação do território da América desenvolvida foi realizada por meio de colônias de exploraçãoe, sobretudo, por colônias de povoamento. A implantação de colônias de povoamento nos lugares onde os colonizadores tinham o objetivo de se fixar definitivamente foi um dos principais fatores que, mais tarde, colaboraram para que tanto os Estados Unidos quanto o Canadá alcançassem um grande desenvolvimento sócioeconômico.

3. A América desenvolvida foi ocupada por colônias de exploração e por colônias de povoamento. As primeiras se caracterizaram pela intensa exploração da terra e pela pilhagem de recursos naturais, servindo exclusivamente aos interesses das metrópoles. As colônias de povoamento, por sua vez, foi onde os imigrantes colonizadores se fixaram e desenvolveram seus próprios meios de sobrevivência, como a agricultura, o artesanato, a pecuária, etc.

4. A existência de imensas jazidas de carvão e de ferro no Nordeste dos Estados Unidos alavancou o desenvolvimento da atividade industrial na região, sobretudo após a construção das primeiras siderúrgicas e metalúrgicas.

5. A Segunda Guerra Mundial serviu para consolidar ainda mais a emergência dos Estados Unidos como potência econômica mundial. Isso foi propiciado por dois fatores principais: a escassez de produtos nos ´países europeus arrasados pela guerra, o que levou esses países a recorrer às importações norte-americanas, acelerando o crescimento econômico desse país; e a ajuda financeira que os Estados Unidos destinaram à reconstrução dos países europeus, o que contribuiu para que esses países se tornassem mais dependentes da economia norte-americana.

6. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos afirmaram sua hegemonia econômica no mundo, e o dólar norte-americano estava tão valorizado que se tornou a moeda de referência no mercado internacional. Assim, o valor das mercadorias comercializadas entre os países passou a ser definido cooforme a cotação dessa moeda no mercado mundial.

7. Os Estados Unidos interferem no comércio internacional bloqueando a entrada de determinados produtos em seu mercado interno, aplicando sanções econômicas, embargos e bloqueios comerciais aos países que contrariam seus interesses,. etc. Um exemplo disso é o bloqueio comercial a Cuba.

8. Pessoal.

9. Os Estados Unidos fazem intervenções militares e guerras, como as do Golfo (1991), Afeganistão (2001) e Iraque (2003), constroem bases de suas forças armadas em diversos países, etc.

Análise de texto

1. O texto mostra como a cultura norte-americana está difundida no Brasil, principalmente por meio de expressões que estão cada vez mais presentes na linguagem do nosso dia-a-dia, caracterizando a chamada "invasão" cultural norte-americana.

2.Essa invasão é propiciada pelo rádio, pela TV, entre outros. Ela está expressa em músicas, filmes, fachadas de estabelecimentos comerciais, propagandas publicitárias, programas de televisão, entre outros...

3. O texto apresenta a posição daqueles que consideram natural a influência de uma cultura sobre a outra, já que vivemos num mundo globalizado. Para outras pessoas, porém, o uso exagerado de expressões estrangeiras faz a língua portuguesa sofrer de "falta de personalidade".

4. Pessoal - músicas norte-americanas de grande sucesso, filmes, hábitos como fast food, delivery etc...